Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86679
Título: Avaliação do desempenho acústico e estratégias de melhoria em refeitórios escolares: caso de estudo na Lousã
Outros títulos: Evaluation of acoustic performance and improvement strategies in school cafeterias: case study in Lousã
Autor: Almeida, Pedro Daniel Marques Valente de 
Orientador: Mateus, Diogo Manuel Rosa
Silva, José António Raimundo Mendes da
Palavras-chave: condicionamento acústico; refeitórios; ruído; modelo; intervenção; acoustic conditioning; school cafeterias; noise; model; intervention
Data: 21-Mar-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação do desempenho acústico e estratégias de melhoria em refeitórios escolares: caso de estudo na Lousã
Local de edição ou do evento: DEC-FCTUC
Resumo: The present work evaluates the acoustic performance of school canteens belonging to the Municipality of Lousã. These are spaces where students take their meals and naturally take the opportunity to socialize. Consequently, a quiet sound environment should be guaranteed in these spaces.The noise present in the school cafeterias is a current problem, which in addition to the discomfort generated, both students and other users, in more advanced cases can cause some health problems, including psychological disorders and stress. It is therefore fundamental to study the acoustic conditioning in this type of spaces in order to comply with the acoustic requirements imposed by the Portuguese legislation in force.Therefore, three school cafeterias were selected for the study in the municipality of Lousã, in which acoustic tests will be were carried out in situ, enabling us to know the acoustic behaviour of those spaces. Acoustic measurements were performed with empty school cafeterias allowing to collect the results of reverberation times and acoustic parameters associated with word intelligibility. In two school cafeterias, the ambient noise levels were measured in order to perceive the levels of exposure to which the users of these spaces are subjected.After the tests, and for the most relevant case study, intervention strategies are presented with a view to acoustic correction of that space. For this, a 3D model and the simulation of results were elaborated, based on several types of intervention strategies, using market materials and solutions. From the comparison of results, it was also possible to carry out a parametric study among the possible solutions. Since school cafeterias are spaces with their own rules of hygiene, we have chosen to study only solutions that can fulfil those same requirements.In the end, it was possible to present the current problems of acoustic behaviour in school cafeterias, correcting them with appropriate intervention proposals for the space.
O presente trabalho avalia o desempenho acústico de refeitórios escolares pertencentes ao Município da Lousã. Estes são espaços onde os alunos realizam as suas refeições e naturalmente aproveitam para conviver. Consequência disso, deverá ser garantido nestes espaços um ambiente sonoro tranquilo.O ruído presente nos refeitórios é um problema atual, que para além da incomodidade gerada, quer a alunos, quer aos restantes utentes, em casos mais avançados poderá causar alguns problemas de saúde, nomeadamente distúrbios psicológicos e stress. É assim fundamental, o estudo do condicionamento acústico neste tipo de espaços, de forma a serem cumpridos os requisitos acústicos impostos pela legislação portuguesa em vigor. Assim sendo, foram selecionadas para estudo três refeitórios escolares do concelho da Lousã em que foram realizados ensaios acústicos in-situ permitindo assim, conhecer o comportamento acústico daqueles espaços. Procederam-se a medições acústicas com os refeitórios vazios, permitindo recolher os resultados dos tempos de reverberação e parâmetros acústicos associados à inteligibilidade da palavra. Em dois refeitórios, foram medidos os níveis de ruído ambiente a fim de perceber os níveis de exposição a que estão sujeitos os utilizadores desses espaços.Após os ensaios, e para o caso de estudo mais relevante, são apresentadas estratégias de intervenção tendo em vista a correção acústica daquele espaço. Para isso, procedeu-se à elaboração de um modelo a 3D e à simulação de resultados, a partir de vários tipos de estratégias de intervenção, recorrendo a materiais e soluções de mercado. Da comparação de resultados foi ainda possível realizar um estudo paramétrico entre as possíveis soluções. Dado que os refeitórios escolares são espaços com regras próprias de higiene, optou-se pelo estudo apenas de soluções que consigam cumprir esses mesmos requisitos.No final, foi possível dar a conhecer os problemas atuais do comportamento acústico nos refeitórios escolares, corrigindo-os com propostas de intervenção adequadas ao espaço.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Reabilitação de Edifícios apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86679
Direitos: openAccess
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