Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86576
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, no ano letivo de 2017/2018
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO IN THE ACADEMIC YEAR OF 2017/2018
Autor: Paulo, David Borges 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention
Data: 12-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO, NO ANO LETIVO DE 2017/2018
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: A elaboração e, posterior, apresentação do Relatório de Estágio, constitui o culminar de uma importante etapa académica e pessoal.Nesse sentido, com o presente Relatório, pretende-se espelhar da forma mais fidedigna possível, o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas ao longo do ano letivo 2017/2018, no âmbito e no decurso do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 3B, do 12º ano.Assim, e em traços gerais, o Relatório em apreço encontra-se estruturado em três capítulos, nos quais são apresentados e abordados os aspetos mais importantes e que melhor caracterizam a prática pedagógica em contexto de estágio.Deste modo, no primeiro capítulo procederemos à contextualização da prática desenvolvida, enunciando as expectativas iniciais e a caracterização do contexto. Por sua vez, no segundo capítulo – que se acha dividido em três partes – analisaremos reflexivamente a prática pedagógica, abordando as atividades de ensino-aprendizagem – que por sua vez, se divide em planeamento, realização, avaliação, questões dilemáticas e atitude ético-profissional –, as atividades de organização e gestão escolar e os projetos e parcerias educativas.Por fim, no terceiro e último capítulo, debruçar-nos-emos sobre o tema-problema que consiste no estudo, análise e discussão de um caso, cujo tema se encontra intimamente relacionado com a intervenção pedagógica, devendo o mesmo ser considerado de suma importância para a formação do mestrando, enquanto futuro professor de Educação Física.
The Report production and its further presentation is the highest point of an important academic and personal stage.That way, this Report tries to reflect the true nature of the developed work as well as the acquired learning within the Teacher Training in Escola Secundária de Avelar Brotero, class 3 B, 12º year.Therefore, in general terms, this Report is divided in three chapters where the most handled important subject matters are presented and discussed and which are indeed, the best way to illustrate the pedagogical practice within a training context.So, in the first chapter the practice developed is placed in context, with the initial expectations listed as well as the context caracterization.In the second chapter – divided in three sections – pedagogical teaching will be reflectively analysed, comprising the teaching learning process – which divides itself in planning, execution, evaluation, dilemmatic issues and ethical-professional attitude – organization and management school activities as well as the educational partnerships projects.In conclusion, the third and last chapter will focus the case study which consists of a specific research analysis and debate case, whose topic is intimately related to pedagogical intervention, which should be considered fundamental to the Master’s degree formation for a future Physical Education teacher.The Report production and its further presentation is the highest point of an important academic and personal stage.That way, this Report tries to reflect the true nature of the developed work as well as the acquired learning within the Teacher Training in Escola Secundária de Avelar Brotero, class 3 B, 12º year.Therefore, in general terms, this Report is divided in three chapters where the most handled important subject matters are presented and discussed and which are indeed, the best way to illustrate the pedagogical practice within a training context.So, in the first chapter the practice developed is placed in context, with the initial expectations listed as well as the context caracterization.In the second chapter – divided in three sections – pedagogical teaching will be reflectively analysed, comprising the teaching learning process – which divides itself in planning, execution, evaluation, dilemmatic issues and ethical-professional attitude – organization and management school activities as well as the educational partnerships projects.In conclusion, the third and last chapter will focus the case study which consists of a specific research analysis and debate case, whose topic is intimately related to pedagogical intervention, which should be considered fundamental to the Master’s degree formation for a future Physical Education teacher.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86576
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RELATÓRIO DE ESTÁGIO.pdf2.47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

514
Visto em 24/set/2024

Downloads 50

439
Visto em 24/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons