Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86573
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorSoares, José Leandro Pereira-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:29:33Z-
dc.date.available2019-04-17T22:29:33Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86573-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio caracteriza o processo do Teacher Training desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, junto da turma 12ºA no ano tectivo de 2017/2018. No primeiro capítulo será feita uma contextualização da prática desenvolvida,onde serão abordadas as expectativas iniciais do Teacher Training, o plano de formação individual e a caracterização da escola e da turma; no segundo capítulo será apresentada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, onde será abordado o planeamento, a realização, os vários tipos de avaliação, a atitude ético-profissional, as aprendizagens adquiridas enquanto aluno estagiário e as dificuldades encontradas e formas de as resolver; no terceiro capítulo será aprofundado o tema-problema: “Diferenciação pedagógica em Educação Física: grupos heterogéneos ou homogéneos?”, cujo objetivo é perceber qual o melhor método de ensino para lecionar a alunos com diferentes níveis, se realizar exercícios com grupos homogéneos ou com grupos heterogéneos, no mesmo capítulo será efectuado uma revisão da literatura, de modo a perceber o que a bibliografia apresenta relativamente a este tema, em seguida iremos apresentar a metodologia, constando a análise e tratamento de dados, e por fim faremos uma conclusão acerca dos resultados das afirmações enunciadas pelos alunos no questionário que se encontra em anexo; no quarto capítulo será realizado uma reflexão final do presente relatório de estágio, no quinto capítulo será apresentada toda a bibliografia consultada, e por fim, no sexto capítulo serão apresentados os anexos que são pertinentes.por
dc.description.abstractThe present report defines the Teacher Training developed in Escola Secundária Homem Cristo, class 12ºA in the school year of 2017/2018. In the first chapter, it will be made a context from the developed practice, where will the initial expectations of the Teacher Training, the individual training plan and the characterization of the school and the class; in the second chapter, a reflective analysis of this pedagogical practice will be presented, where the planning, the implementation, the various types of evaluation, ethical and professional attitude, the learning acquired as a student intern and the difficulties encountered and ways to overcome; in the third chapter the main issue is deepened: “Pedagogic differentiation in Physical Education: homogeneous or heterogeneous groups?”, that focus on understanding which teaching method is best for students from different levels. Exercises made with homogeneous or heterogeneous groups. In the same chapter will also be made a review of the literature in order to understand what the bibliography features on this subject, then we will present the methodology, included the analysis and processing of data, and finally we will havea conclusion on the results of the statements set out by students in the questionnaire in annex; in the fourth chapter will be held a final reflection of this report, in the fifth chapter will be presented all the bibliography consulted; and finally, in the sixth chapter will be presented the attachments that are relevant.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTeacher Trainingpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectGrupos Heterogéneospor
dc.subjectGrupos Homogéneospor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectHeterogeneous groupseng
dc.subjectHomogeneous groupseng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo junto da turma do 12ºA no ano letivo de 2017/2018.por
dc.title.alternativeReport of Teacher Training developed in Escola Secundária Homem Cristo, class 12ºA in the school year of 2017/2018.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo junto da turma do 12ºA no ano letivo de 2017/2018.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202219933-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSoares, José Leandro Pereira::0000-0002-8142-4571-
uc.degree.classification13-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriMiranda, António Carlos Morais da Silva Henriques de-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio (José Leandro Soares).pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

417
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

345
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons