Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86513
Title: Estágio, somatório de aprendizagens
Other Titles: Internship, sum of learning
Authors: Campos, Vanda Catarina Tavares de Oliveira 
Orientador: Silva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e
Keywords: Estágio; Matemática; Aulas; Jaime Cortesão; Secundária; Internship; Mathematics; Class; Jaime Cortesão; Highschool
Issue Date: 19-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Estágio, somatório de aprendizagens
Place of publication or event: Departamento de Matemática da FCTUC
Abstract: O relatório de estágio aqui apresentado foi elaborado no âmbito da disciplina Estágio e Relatório,integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Matemática, no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário.O estágio decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra, sob a orientação da Dra. Ana Paula Costa Mouro. O núcleo de estágio integrou duas estagiárias, Daniela Silva e Vanda Campos e a orientadora cooperante, Dra. Ana Paula Mouro. O professor responsável pelo acompanhamento e supervisão foi o Professor Doutor Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva.A turma de estágio (turma principal) foi a turma de 10º ano, do curso de Ciências e Tecnologias. Este relatório tem como objetivo refletir e avaliar todas as vivências que decorreram durante este ano letivo.A estrutura deste relatório respeitará a seguinte ordem: Capítulo 1 – Antes do começo – expõem-se os medos e receios sentidos antes de iniciar esta última fase do percurso académico. Capítulo 2 – Uma Escola com história – aborda-se um pouco da história e como esta se tornou, com o passar dos anos, a escola que nós conhecemos. Ainda neste capítulo faz-se uma breve descrição do Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro. Capítulo 3 – Componente não letiva – faz-se referência às reuniões de Departamento bem como às reuniões de Conselho de Turma e descrevem-se os trabalhos desenvolvidos, de modo muito sucinto,no Tempo Cooperativo. Capítulo 4 – Componente letiva – divide-se em três subcapítulos: Aulas, Apoio e Reconhecimento,Validação e Certificação de Competências (RVCC). No primeiro subcapítulo faz-se uma alusão à avaliação, descreve-se a turma, faz-se referência a uma aluna com Necessidades Educativas Especiais e à primeira aula lecionada, entre outros. No segundo subcapítulo descreve-se o apoio pedagógico lecionado por mim e, por último, as aprendizagens realizadas no âmbito da frequência das formações promovidas pela orientadora cooperante no RVCC. Capítulo 5 – Atividades – descrevem-se as atividades realizadas pelos alunos ao longo deste ano letivo, fora da sala de aula. Capítulo 6 – Os últimos dias de estágio – explica-se a última semana enquanto professora da turma do 10.º ano. Capítulo 7 – Exames - descreve-se um dia de exames na escola.
The internship report here presented was elaborated within the Internship and Report subject, integrated on the curriculum of the Master’s degree in Mathematics teaching, at third cycle of basic education and secondary education. The internship occurred during the school year of 2017/2018, at Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra, under the guidance of Dra. Ana Paula Costa Mouro. The internship center integrated two trainees, Daniela Silva and Vanda Campos and the cooperative advisor, Dra Ana Paula Mouro. The teacher in charge for monitoring and supervision was Prof. Dr. Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva. The internship class (main class) was the 10th grade class, from the Scienc and Technology course. This report has one goal, to reflect and evaluate all the experiences which occurred during thisschool year.The structure of this report shall comply with the following order: Chapter 1 – Before the beginning – all fears and frights felt before starting this final stage of the academic course are exposed here. Chapter 2 – A School with history – I talk a little bit about the history and how the school has become, after the years, the school we know. In this chapter a brief description of the Agrupamento de Escolas Coimbra Centro is still made. Chapter 3 - Non - teaching component - the Department meetings and the class council meetings arepresented here as well as the works done, succintly, in Cooperative Time. Chapter 4 – teaching component – It’s divided by three subchapters: Classes, Support and Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC). In the first subchapter, an allusion is made to evaluation, the class is described, some references to a student with special educational needs are made as well as to my first lesson, among others. In the second subchapter I describe the pedagogical support taught by me and, lastly, the learning made while attending the instruction of the cooperating counselor in the RVCC is exposed. Chapter 5 – Activities – the activities made by the students during this school year, outside theclassroom, are described. Chapter 6 – Last days of internship –The last week as the 10th grade class teacher is explained. Chapter 7 – Exams - a day of school exams is presented.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/86513
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Vanda Campos.pdf47.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

296
checked on Jul 9, 2020

Download(s)

377
checked on Jul 9, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons