Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/86512
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 9ºD no ano letivo de 2017/2018 | Outros títulos: | TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, WHIT THE CLASS OF 9ºD IN ACADEMIC YEAR OF 2017/2018 | Autor: | Rodrigues, Diogo Alexandre Santos | Orientador: | Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues | Palavras-chave: | Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Força; Pedagogical Internship; Physical Education; Reflection; Strength | Data: | 27-Jun-2018 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9ºD NO ANO LETIVO DE 2017/2018 | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | Resumo: | O presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular do Estágio Pedagógico pertencente ao segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), do ano letivo 2017/2018.O Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, juntamente com a turma D do 9º ano de escolaridade, tendo como orientadores o Professor Doutor Miguel Fachada, da FCDEF-UC e o Professor cooperante João Moreira, da Escola Secundária da Lousã.O Relatório de Estágio Pedagógico tem como foco principal descrever, de forma específica, todos os acontecimentos e aprendizagens desenvolvidas ao longo do Estágio, onde refletimos relativamente ao nosso percurso, num conjunto de temas e subtemas, estruturados em três capítulos: contextualização da prática; análise reflexiva da prática pedagógica e aprofundamento do tema-problema.Neste sentido, subdividimos o primeiro capítulo, respeitante à contextualização da prática em dois subtemas, as expectativas iniciais e a caracterização de todo o contexto; seguidamente, no segundo capítulo apresentamos uma análise reflexiva da nossa prática pedagógica, subdividindo-a em três áreas: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar e projetos e parcerias educativas. Por último, no terceiro capítulo, apresentamos um estudo caso realizado no decorrer do ano letivo, com o intuito de analisar o “Desenvolvimento e avaliação da força nas aulas de Educação Física”. This report is included in the curricular unit of the practicum Internship of the second year of a master´s degree in teaching Physical Education to Basic and Intermediate Students, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education (FCDEF-UC), in the school year of 2017/2018. The pedagogical internship was developed at the Secondary School of Lousã, with the D class of the 9th year, with Professor Miguel Fachada, FCDEF-UC and the cooperating teacher João Moreira, Lousã Secondary School as pedagogical mentors. The main focus of the report is to describe, in a specific way, all the events and learning experiences developed during the internship, where we reflect on our path, in a set of themes and sub-themes, structured in three chapters: contextualization of practice of the physical education; reflexive analysis of the pedagogical practice and deepening of the problem-theme. Therefore we divide the first chapter, concerning the contextualization of the practice, in two sub-themes, the initial expectations and the description of the whole context. In the second chapter, in the second chapter, we present a reflexive analysis of our pedagogical practice, concerning three areas, teaching/learning activities, school organization and management activities and educational projects and partnerships. Finally, in the third chapter, we present a case study, developed throughout the school year, with the purpose of analyzing the "Development and evaluation of strength Physical Education classes ". |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/86512 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estag1718_Diogo_Rodrigues. pdf.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
373
Visto em 23/abr/2024
Downloads 50
512
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons