Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86260
Título: Enciclopédia Visual e Interativa para Crianças em Idade Pré-escolar
Outros títulos: Visual and Interactive Encyclopedia for preschool children's
Autor: Lopes, Andreia Margarida Pinto 
Orientador: Boavida, Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos
Polisciuc, Evgheni
Palavras-chave: Ilustração; Design; Multimédia; Aplicação web; Enciclopédia; Illustration; Design; Multimedia; Web App; Encyclopedia
Data: 7-Set-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Enciclopédia Visual e Interativa para Crianças em Idade Pré-escolar
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Resumo: A ilustração infantil é uma importante área para a criação de artefactos visuais para as crianças, estando maioritariamente presente em livros infantis e jogos, que têm um papel relevante no desenvolvimento de cada ser humano. Através dela podemos aprender a lidar com as emoções, conhecer novas realidades de uma forma cativante, apelativa e começar a fantasiar (Bastos, 1999). Porém, a ilustração pode ser mais valorizada através do aproveitamento da curiosidade natural que as crianças nutrem pelas tecnologias. A construção de artefactos interessantes, nomeadamente aplicações digitais de qualidade, permite oferecer a este público exigente conteúdos adequados, que melhorem as estruturas já existentes no mercado. Uma das motivações para este projeto foi aumentar a relação entre a ilustração manual e as tecnologias atuais, com o intuito de proporcionar momentos de qualidade interativa, visual e de diversão. Pretende-se que nesses momentos as crianças adquiram conhecimentos úteis e necessários para o seu desenvolvimento e melhorem a sua perceção do mundo exterior. Além do mais, este projeto tira partido do meu gosto pela ilustração e pelo desenho, para posteriormente continuar a desenvolver projetos nesta área e nos campos do design e da multimédia. Esta aplicação é destinada a crianças em idade pré-escolar, ou seja, entre os 3 e 6 anos. Ela dá a conhecer pela ilustração, web design e dispositivos tecnológicos, os objetos que existem dentro de uma casa e explora os sentidos da visão e audição, fazendo com que os mais novos enriqueçam o seu vocabulário, relacionem os sons e as palavras com os objetos presentes e aprendam a pronunciar corretamente as palavras, desenvolvendo a sua consciência fonológica. Alguns dos aspetos inovadores deste projeto são: a criação de uma enciclopédia visual e interativa para a faixa etária dos 3 aos 6 anos de idade, tendo em conta que existe pouca produção literária e digital para crianças nessas idades; a aplicação de uma técnica mista de ilustração que funciona bem em contexto tecnológico, pois dá mais expressividade ao tema e pode ser aplicada independentemente do ambiente escolhido para a enciclopédia; a troca de estilos em algumas animações, durante a passagem do mundo real para o mundo da fantasia, enfatizando o humor e a imaginação; e a presença de sons que ajudam a criança a fazer associações com sonâncias do quotidiano e a desenvolver o seu vocabulário e capacidade de fala. Este trabalho encontra-se dividido em quatro secções principais: a Introdução, o Estado da Arte, o Desenvolvimento Prático e a Conclusão. No Estado da Arte são abordadas várias temáticas ligadas ao universo da criança, à ilustração e às novas tecnologias, que são importantes para a conceção desta enciclopédia visual interativa e no desenvolvimento prático são mencionadas todas as informações obtidas em contexto real e os vários detalhes e características da aplicação incluindo todas as opções, experiências práticas e resultados obtidos relacionados com as ilustrações, o design e a implementação.
Children's illustration is an important area that allows the creation of visual artifacts to children. They are present in mostly children's books and games and they play a relevant role in the development of each human being. Through it we can learn to management the emotions, to know new realities and encourage the children to fantasize (Bastos, 1999).However, the illustration can be more valued by harnessing the natural curiosity that children nourish by technology. The construction of interesting artefacts, such as quality digital applications, allows this demanding public to offer adequate content that improves the already existing structures in the market. One of the motivations for this project was increase the relationship between manual illustration and current technologies, in order to provide moments of interactive, visual and fun quality. It is intended that at such times children acquire useful and necessary knowledge for their development and improve their perception of the outside world. Beside that, this project takes advantage of my liking for illustration and design, and allow the development of projects in this area and in the fields of design and multimedia. This application is intended for children of pre-school age, that is, between 3 and 6 years. It makes known by illustration, web design and technological devices, the objects that exist inside a house and explores the senses of vision and hearing, making the younger ones enrich their vocabulary, relate sounds and words to objects, learn to correctly pronounce the words, develope their phonological awareness. Some of the innovative aspects of this project are: the creation of a visual and interactive encyclopedia for children, considering the pour amount of literary and digital production for children at these ages. The application of a mixed technique of illustration works well in technological context, because it gives more expression to the theme and can be applied in every environment chosen to the encyclopedia. The exchange of styles in some animations, during the transition between the real world and the fantasy world, emphasizing humor and imagination. And the presence of sounds that help the children make associate words with daily sounds, developping their vocabulary and speech habilaties. This work is divide into four main sections: Introduction, State of Art, Practical Development and Conclusion. In the State of Art, several themes related to the children universe, illustration and new technologies are discussed. In the practical development, all information about real context, details and characteristics are mentioned. This information include all options, practical experiences, results, illustration, design and implementation.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86260
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertaçao AndreiaLopes.pdf4.99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

739
Visto em 17/jul/2024

Downloads 20

3.045
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons