Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86017
Title: Empreendedorismo Lean Startup - Caso de Estudo Phyen
Other Titles: Entrepreneurship Lean Startup - Case Study Phyen
Authors: Ferreira, Diana Lopes 
Orientador: Silva, Cláudia Margarida Ramos de Sousa e
Keywords: Empreendedorismo; Modelos de Negócios; Lean Startup; Lean B2B; Entrepreneurship; Business Models; Lean Startup; Lean B2B
Issue Date: 22-Sep-2018
Serial title, monograph or event: Empreendedorismo Lean Startup - Caso de Estudo Phyen
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: O empreendedorismo é o principal promotor de crescimento económico. A sustentabilidade de um negócio, enfrenta constantes pressões do meio envolvente, sendo por isso necessária a adaptação a novas condições que se impõem. Assim, o empreendedorismo, manifesta-se como a força motriz que revoluciona a estrutura económica, incessantemente destruindo o antigo, incessantemente criando novo.A presente dissertação surgiu da necessidade da startup que promove o caso de estudo, a Phyen, de agilizar o desenvolvimento organizacional e de incorporar os princípios Lean Startup na cultura do projeto. Afastando-se de uma abordagem exclusivamente focada no produto, que se mostrava ineficiente, para implementar uma abordagem focada na valorização do cliente.Estudaram-se metodologias que integram a visão Lean Scale-Up, nomeadamente, nas fases Lean Startup e Business Model Design. Foram identificadas as ferramentas que auxiliam os modelos, como o Business Model Canvas, Lean Canvas e Lean B2B Canvas. Foi analisado o resultado da sua aplicação e exploraram-se ainda as diferenças entre a aplicação do Lean Startup em modelos de negócio B2C e B2B.De forma a determinar com maior rigor os fatores críticos de sucesso e insucesso da startup, e identificar a sequência de validações que a startup deve realizar, recorreu-se a uma análise Bottom-Up. Desta análise resultam as próximas fases do projeto e respetivas ações a tomar para instituir na equipa promotora novos métodos de organização do trabalho, que lhe permita reduzir o tempo necessário para entrar no mercado.O trabalho desenvolvido, permitiu tomar conhecimento dos conceitos emergentes que fomentam a criação e aceleração de novas ideias empresariais e fazer um estudo aprofundado do posicionamento da startup.
Entrepreneurship is the main driver of economic growth. The sustainability of a business faces constant pressures from the surrounding environment and is, therefore, necessary to adapt to newly imposed conditions. Thus, entrepreneurship manifests itself as the driving force that revolutionises the economic structure, incessantly destroying the old, incessantly creating new.The present dissertation arose from the need for the startup that promotes the case study, Phyen, to streamline organisational development and to incorporate Lean Startup principles into the project culture. Moving away from an exclusively product-focused inefficient approach, to implementing an approach focused on customer value.We studied methodologies that integrate the Lean Scale-Up vision, namely, in the Lean Startup and Business Model Design phases. We have identified the tools that support the models, such as Business Model Canvas, Lean Canvas and Lean B2B Canvas. The results of its application were analysed, and the differences between the application of Lean Startup in B2C and B2B business models were also explored.In order to determine more accurately the critical factors of success and failure of the startup, and to identify the sequence of validations that the startup should perform, a Bottom-Up analysis was used. This analysis results in the next phases of the project and the respective actions to be taken to institute in the promoter team new methods of work organisation, allowing it to reduce the time required to enter the market.The work developed allowed us to become acquainted with the emerging concepts that foster the creation and acceleration of new business ideas and to make an in-depth study of the positioning of the startup.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/86017
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Diana_Ferreira_MSc.pdf13.85 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

325
checked on Sep 14, 2020

Download(s) 50

281
checked on Sep 14, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons