Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86017
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cláudia Margarida Ramos de Sousa e-
dc.contributor.authorFerreira, Diana Lopes-
dc.date.accessioned2019-03-26T23:37:51Z-
dc.date.available2019-03-26T23:37:51Z-
dc.date.issued2018-09-22-
dc.date.submitted2019-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86017-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO empreendedorismo é o principal promotor de crescimento económico. A sustentabilidade de um negócio, enfrenta constantes pressões do meio envolvente, sendo por isso necessária a adaptação a novas condições que se impõem. Assim, o empreendedorismo, manifesta-se como a força motriz que revoluciona a estrutura económica, incessantemente destruindo o antigo, incessantemente criando novo.A presente dissertação surgiu da necessidade da startup que promove o caso de estudo, a Phyen, de agilizar o desenvolvimento organizacional e de incorporar os princípios Lean Startup na cultura do projeto. Afastando-se de uma abordagem exclusivamente focada no produto, que se mostrava ineficiente, para implementar uma abordagem focada na valorização do cliente.Estudaram-se metodologias que integram a visão Lean Scale-Up, nomeadamente, nas fases Lean Startup e Business Model Design. Foram identificadas as ferramentas que auxiliam os modelos, como o Business Model Canvas, Lean Canvas e Lean B2B Canvas. Foi analisado o resultado da sua aplicação e exploraram-se ainda as diferenças entre a aplicação do Lean Startup em modelos de negócio B2C e B2B.De forma a determinar com maior rigor os fatores críticos de sucesso e insucesso da startup, e identificar a sequência de validações que a startup deve realizar, recorreu-se a uma análise Bottom-Up. Desta análise resultam as próximas fases do projeto e respetivas ações a tomar para instituir na equipa promotora novos métodos de organização do trabalho, que lhe permita reduzir o tempo necessário para entrar no mercado.O trabalho desenvolvido, permitiu tomar conhecimento dos conceitos emergentes que fomentam a criação e aceleração de novas ideias empresariais e fazer um estudo aprofundado do posicionamento da startup.por
dc.description.abstractEntrepreneurship is the main driver of economic growth. The sustainability of a business faces constant pressures from the surrounding environment and is, therefore, necessary to adapt to newly imposed conditions. Thus, entrepreneurship manifests itself as the driving force that revolutionises the economic structure, incessantly destroying the old, incessantly creating new.The present dissertation arose from the need for the startup that promotes the case study, Phyen, to streamline organisational development and to incorporate Lean Startup principles into the project culture. Moving away from an exclusively product-focused inefficient approach, to implementing an approach focused on customer value.We studied methodologies that integrate the Lean Scale-Up vision, namely, in the Lean Startup and Business Model Design phases. We have identified the tools that support the models, such as Business Model Canvas, Lean Canvas and Lean B2B Canvas. The results of its application were analysed, and the differences between the application of Lean Startup in B2C and B2B business models were also explored.In order to determine more accurately the critical factors of success and failure of the startup, and to identify the sequence of validations that the startup should perform, a Bottom-Up analysis was used. This analysis results in the next phases of the project and the respective actions to be taken to institute in the promoter team new methods of work organisation, allowing it to reduce the time required to enter the market.The work developed allowed us to become acquainted with the emerging concepts that foster the creation and acceleration of new business ideas and to make an in-depth study of the positioning of the startup.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectModelos de Negóciospor
dc.subjectLean Startuppor
dc.subjectLean B2Bpor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectBusiness Modelseng
dc.subjectLean Startupeng
dc.subjectLean B2Beng
dc.titleEmpreendedorismo Lean Startup - Caso de Estudo Phyenpor
dc.title.alternativeEntrepreneurship Lean Startup - Case Study Phyeneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleEmpreendedorismo Lean Startup - Caso de Estudo Phyenpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202203522-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Diana Lopes::0000-0001-7493-7566-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes-
uc.degree.elementojuriSilva, Cláudia Margarida Ramos de Sousa e-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.contributor.advisorSilva, Cláudia Margarida Ramos de Sousa e-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Diana_Ferreira_MSc.pdf13.85 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

443
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

294
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons