Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85638
Título: The impact of technologies in family functioning in different family life cycle stages: A multilevel approach
Outros títulos: O impacto das tecnologias no funcionamento familiar em diferentes etapas do ciclo de vida da família: Uma abordagem multinível
Autor: Melo, Inês Trindade Toscano de 
Orientador: Sotero, Luciana Maria Lopes
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Funcionamento Familiar; Ciclo de Vida Familiar; Information and Communication Technologies; Family Functioning; Family Life Cycle
Data: 27-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: The impact of technologies in family functioning in different family life cycle stages: A multilevel approach
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) transformaram radicalmente a forma como comunicamos e interagimos, influenciando as relações dentro e fora da família e o próprio funcionamento familiar. Estudos revelaram aspetos negativos, positivos e mistos da sua utilização na vida familiar. Contudo, a maioria dos estudos existentes focam-se exclusivamente numa etapa do ciclo de vida familiar, numa única tecnologia, ou em variáveis parciais do funcionamento familiar. Este estudo pretende investigar o impacto das TIC no funcionamento familiar ao longo do ciclo de vida familiar. Especificamente, pretende-se analisar o impacto da utilização e da frequência, semanal e diária, de 13 tecnologias, isoladamente, bem como o impacto do número global de TIC utilizadas, e do número de TIC utilizadas semanal e diariamente. A amostra envolveu 851 indivíduos de 328 famílias portuguesas. Atendendo à estrutura agregada dos dados, procedeu-se a uma análise multinível. Os resultados demonstraram que 56% da variabilidade do funcionamento familiar era partilhada pelos membros da família. A utilização global e de frequência diária de um maior número de TIC mostrou-se significativamente associada a perceções positivas de funcionamento familiar. No entanto, o funcionamento familiar não variou de forma significativa em diferentes etapas do ciclo de vida familiar analisadas: formação do casal, famílias com filhos pequenos e em idade escolar, famílias com filhos adolescentes, famílias com filhos jovens adultos, e famílias com filhos adultos. Espera-se que estes resultados possam contribuir para uma melhor compreensão da relação entre as TIC e o funcionamento das famílias portuguesas, fomentando a investigação e a intervenção nesta área.
The information and communication technologies (ICTs) transformed radically the way we communicate and interact, influencing relationships and family functioning. They generated studies that revealed negative, positive and mixed aspects of their use in family life. However, the majority of existing studies focus exclusively on one family life cycle stage, on one only technology, or on partial variables of family functioning. This study intends to analyse the ICTs’ impact on family functioning over the family life cycle. Specifically, it aims to analyse the impact of use and frequency of use, weekly and daily, of 13 specific technologies, as well the impact of the global number of ICTs used, and the number of ICTs used weekly and daily. This study had 851 participants of 328 Portuguese families. Due to the data interdependence, a multilevel analysis was proceeded. The results showed that 56% of variance in the ratings of family functioning was shared by family members. The global and daily use of a higher number of ICTs were significantly associated with positive perceptions of family functioning. However, family functioning did not vary significantly across the analyzed family life cycle stages: couple formation, families with young and school-aged children, families with adolescent children, families with young adult children, and families with adult children. We hope that these results can contribute to a better understanding of the relationship between ICTs and family functioning, fostering future research in this area.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85638
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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