Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85592
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
dc.contributor.authorRamos, Maria de Fatima de Sousa-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:34:19Z-
dc.date.available2019-03-18T23:34:19Z-
dc.date.issued2018-07-23-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85592-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação visou o objetivo principal de explorar a relação entre o comportamento pró-social, a empatia e as crenças de confiança interpessoal no colega mais próximo junto de adolescentes portugueses a frequentar o 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, tendo-se contemplado a variável sexo dos adolescentes. A amostra abarca o seguinte número de estudantes por cada um dos anos de escolaridade: 66 do 7º ano, 65 do 8º e 50 do 9º ano – 98 do sexo masculino (54%) e 83 do sexo feminino (45.9%) – cf. Quadro 1. As variáveis-alvo do estudo foram recolhidas de forma coletiva no contexto da sala de aula, através dos seguintes instrumentos: Questionário Sociobiográfico (Adaptação portuguesa do Formulário de Dados Pessoais de Rohner, 2008); Escala de Crenças Generalizadas de Confiança para Adolescentes – CGA-A (Vale-Dias & Franco – Borges, 2014) – adaptação portuguesa da Generalized Trust Beliefs (Randall, Rotenberg, Totenhagen, Rock & Harmon, 2010); Escala de Empatia Básica – BES (Nobre-Lima, Rijo, & Matias, 2011) e a versão experimental da adaptação Portuguesa da Prosocial Behavior Scale (Pastorelli, C., Barbaranelli, C., Cermak, I., Rozsa, S., & Caprara, G. V. 1997), realizada para este estudo e denominada como Escala de Comportamentos Pró-Sociais. Os resultados revelaram que os níveis de empatia se associam positivamente ao comportamento pró-social e diferenciam-se em função do sexo: os sujeitos do sexo feminino revelaram níveis mais elevados de altruísmo, cooperação e empatia do que os sujeitos do sexo masculino.Este estudo procurou contribuir para a compreensão do comportamento pró-social no desenvolvimento pessoal dos adolescentes, para futuras investigações sobre esta temática e para o desenvolvimento de projetos de treino de comportamentos pró-sociais dirigidos à infância e adolescência.por
dc.description.abstractThis research aimed to explore the relationship between pro-social behavior, empathy and interpersonal trust in the closest colleague, near a sample of 181 Portuguese adolescents attending the 7th, 8th and 9th schooling years. We also consider some adolescents’ biographical variables (age, sex and school year attended).The sample includes the following number of students for each schooling year: 66 of the 7th year, 65 of the 8th year and 50 of the 9th year - 98 males (54%) and 83 females (45.9%) – cf. Table 1.The target variables were collected collectively in the classroom context, through the following instruments: Sociobiographic Questionnaire - Portuguese version of Rohner’s Personal Data Form (2008); Generalized Trust Beliefs Scale for Adolescents - CGA (Vale-Dias & Franco-Borges, 2014) - Portuguese version of Generalized Trust Beliefs scale (Randall, Rotenberg, Totenhagen, Rock & Harmon, 2010); Basic Empathy Scale - BES (Nobre-Lima, Rijo, & Matias, 2011); Portuguese version of Scale of Pro-Social Behaviors (Pastorelli, C., Barbaranelli, C., Cermak, I., Rozsa, S. & Caprara, G. 1997), carried out for this study.The results has confirmed that empathy and interpersonal trust levels are positively associated with pro-social behaviors, such as cooperation, altruism and kindness, confirming previous studies (Rotenberg, K. et al., 2005; Rotenberg, K., 2010a; Marques, C. 2014).This study aimed to contribute to the understanding of the prosocial behavior in the personal development of the adolescents, for future investigations on this subject and for the development of projects of training of pro-social behaviors directed to childhood and adolescence.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectComportamento Pró-Socialpor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectConfiança Interpessoalpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPro-social Behavioreng
dc.subjectEmpathyeng
dc.subjectInterpersonal Trusteng
dc.subjectAdolescenceeng
dc.titleComportamento Pró-Social, Empatia e Crenças de Confiança Interpessoal nos Pares durante a Adolescência: Estudo da sua relação numa amostra de Adolescentes do 3º Ciclopor
dc.title.alternativePro-Social Behavior, Empathy, and Beliefs of Trust Interpersonal Peer During Adolescence: Study of their relationship in a sample of Adolescents of the middle schooleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleComportamento Pró-Social, Empatia e Crenças de Confiança Interpessoal nos Pares durante a Adolescência: Estudo da sua relação numa amostra de Adolescentes do 3º Ciclopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195066-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRamos, Maria de Fatima de Sousa::0000-0003-0234-9073-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriDias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale-
uc.degree.elementojuriBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
uc.contributor.advisorBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9543-4842-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 5

1,712
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

676
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons