Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85573
Título: O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
Outros títulos: Teaching-Learning of the Lexis in a Foreign Language - Spanish
Autor: Marques, Maria Manuela Correia 
Orientador: Jiménez, Ana Patrícia Rossi
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; língua estrangeira; Espanhol; léxico; unidade lexical; teaching-learning; foreign language; Spanish; lexis; lexical item
Data: 10-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Ensino-Aprendizagem do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este relatório de estágio apresenta-se para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Foi realizado sob a orientação da Professora Patricia Rossi, tem como tema o Ensino do Léxico em Língua Estrangeira - Espanhol, e centra-se nas atividades de ensino-aprendizagem do léxico em Língua Estrangeira.Após a prática pedagógica supervisionada, seguiu-se a sistematização de um trabalho de pesquisa e de reflexão que agora se apresenta e que, acima de tudo, reflete no papel do professor. Papel que exige encorajar os alunos e fornecer meios efetivos para a aprendizagem. Centrando-se o relatório no ensino do léxico em Língua Estrangeira, procurou-se desenvolver atividades que permitam conhecer uma palavra, saber identificá-la, quer na sua forma escrita ou falada, conhecer o seu significado e associá-la a campos lexicais e semânticos, reconhecer a sua categoria gramatical, conhecer possíveis colocações dessa palavra e, acima de tudo, saber utilizá-la em situações reais de comunicação.O relatório divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo consiste na caracterização do meio envolvente da instituição de ensino onde decorreu a prática pedagógica supervisionada. No segundo capítulo, em primeiro lugar, apresentam-se algumas considerações pessoais sobre as experiências académica e profissional que me conduziram à Licenciatura em Línguas Modernas na variante de Inglês e Espanhol. Segue-se uma reflexão sobre expectativas e desafios relativamente à Prática Pedagógica Supervisionada, após a qual se apresenta a visão reflexiva e crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. A última parte fica reservada à descrição das atividades, curriculares e extracurriculares, levadas a cabo na instituição de ensino atribuída. Finalmente, o último capítulo centra-se na fundamentação da importância do léxico no E-A de uma LE, e na apresentação de propostas de definição de alguns conceitos que consideramos relevantes. Assim, a abordagem de termos como “vocabulário”, “léxico”, “unidade lexical”, “léxico mental” e “competência lexical” afigura-se importante não só pelo facto de os considerarmos norteadores do tema em questão, como também pela necessidade de se dissiparem quaisquer ambiguidades terminológicas. Seguidamente, faz-se uma breve reflexão sobre a evolução histórica das metodologias de ensino de uma LE, em especial no que diz respeito ao léxico, até ao momento em que ganha consistência o método da Abordagem Comunicativa. Posteriormente, após uma introdução ao texto enquanto instrumento de lecionação do léxico, abordamos algumas estratégias e atividades propostas por vários autores para o ensino do léxico em LE, e, por último, apresentamos estratégias e atividades utilizadas durante a prática pedagógica supervisionada.
This report is presented to accomplish the requirements in order to obtain the Master's Degree in Portuguese and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. It had the supervision of Professora Patricia Rossi, the theme is the Teaching of the Lexicon in Foreign Language - Spanish, and focuses on the teaching-learning activities of the lexicon in Foreign Language.After the supervised pedagogical practice, the systematization of the research and some consideration are now presented and which, above all, reflects on the role of the teacher. Role that requires encouraging students and providing effective means for learning. Focusing the report on the teaching of the lexicon in Foreign Language, we tried to develop activities that allow students to know a word, to know how to identify it, whether in its written or spoken form, to know its meaning and to associate it with lexical and semantic fields , to recognize its grammatical category, to know possible positions of that word and, above all, to know how to use it in real communication situations.The report is divided into three chapters. The first chapter consists of the characterization of the educational institution where the supervised pedagogical practice took place. In the second chapter, firstly, some personal considerations about the academic and professional experiences that lead me to the Degree in Modern Languages in the variant of English and Spanish are presented. Following is a consideration on expectations and challenges regarding Supervised Pedagogical Practice, after which the thoughtful and critical vision about the work developed throughout the school year is presented. The last part is reserved for the description of the activities, curricular and extracurricular, carried out in the institution. Finally, the last chapter focuses on the importance of the lexicon in the E-A of an LE, and on the presentation of proposals to define some concepts that we consider relevant. Thus, the approach to terms such as "vocabulary", "lexical", "lexical unit", "mental lexicon" and "lexical competence" is important not only because we consider them totally crucial to the subject in question. Next, a brief reflection is made on the historical evolution of the teaching methodologies of an LE, especially with regard to the lexicon, until the method of the Communicative Approach becomes more consistent. Later, after an introduction to the text as a learning tool, we present some strategies and activities proposed by several authors for the lexicon teaching in LE, and, finally, we present strategies and activities used during supervised pedagogical practice.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85573
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Manuela Marques.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

853
Visto em 7/mai/2024

Downloads 50

631
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons