Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85563
Título: Educar e Acreditar: Onde os caminhos se cruzam
Outros títulos: Educating and Believing: Where two paths cross
Autor: Silvestre, Joana Lopes 
Orientador: Ferreira, Sónia Cristina Mairos Baptista
Palavras-chave: Oncologia pediátrica; Intervenção socioeducativa; Qualidade de vida dos cuidadores; Pediatric oncology; Social and educational intervention; Quality of life of caregivers
Data: 30-Jan-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educar e Acreditar: Onde os caminhos se cruzam
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, estágio curricular na Casa Acreditar de Coimbra
Resumo: Cada vez mais há evidências de que os tratamentos do cancro pediátrico não devem ser focados apenas na componente médica. Ao longo dos anos tem sido verificado que uma articulação entre a intervenção médica e a intervenção psicológica, social e educativa é benéfica para a criança ou jovem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos mesmos e também das suas famílias. A continuação do envolvimento na escola (seja presencial ou em articulação com o serviço de educação dos centros hospitalares), a manutenção das relações interpessoais e o apoio psicológico são fatores essenciais para que o processo de tratamento seja encarado de outra forma e os resultados sejam mais positivos. Neste contexto, foi desenvolvido um estágio curricular na Casa Acreditar de Coimbra, em que a intervenção teve como público-alvo as crianças e jovens com cancro e suas famílias e teve a duração de dez meses. As atividades realizadas com as famílias tiveram como objetivo a promoção do bem-estar das mesmas, bem como a interação social entre eles. A investigação subjacente ao estágio curricular teve como problema de investigação “Qual a perceção dos cuidadores informais das/os crianças/jovens incluídos na Casa Acreditar de Coimbra sobre a sua qualidade de vida?”. O relatório apresenta uma composição em que primeiramente é apresentada a contextualização teórica, a instituição e as atividades desenvolvidas e, posteriormente, é apresentado o estudo realizado sobre a temática da qualidade de vida dos cuidadores de crianças e jovens com cancro.
There are increasingly more evidence that childhood cancer treatments shouldn't only be focused on the medical component. Over the years there has been verified that a link between a medical intervention and a psychological, social and educational intervention is beneficial for the toddlers or teenagers and their families, their quality of life and wellbeing. The continuity of the involvement in school (presence at school or along with the educational services provided by hospital centres), maintenance in social relationships and psychological support are key factors for the treatment process to be faced in a different way and to obtain better results.In this context, it was developed a curricular internship at Casa Acreditar de Coimbra during ten months, in which it was made an intervention with a target group of toddlers and teenagers diagnosed with cancer and their families. The activities performed with the families had as objective the improvement of their self well being as well as the social interactions between them. The investigation subjacent to the internship had as subject “What is the perception that the informal caregivers of the toddlers/teenagers residents in Casa Acreditar de Coimbra have about their own quality of life?”.The report presents the composition in which foremost is presented the theoretical contextualization, the institution and the developed activities and, afterwards, it’s presented the study made about the subject of the wellbeing of the caregivers of the toddlers and teenagers with cancer.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85563
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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