Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85533
Título: Relação entre fatores sociocognitivos e aspetos emocionais e de personalidade nas dificuldades de decisão de carreira em estudantes do ensino superior
Outros títulos: The relationship between emotional and personality-related career decision-making difficulties and social cognitive factors in university students
Autor: Melo, Mario André Figueira 
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Palavras-chave: Teoria Sociocogntiiva; EPCD-SF; Dificuldades emocionais e de personalidade; Diferenças de género; Indecisão; Social Cognitive Theory; EPCD-SF; Emotional and personality difficulties; Gender differences; Indecisiveness
Data: 18-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relação entre fatores sociocognitivos e aspetos emocionais e de personalidade nas dificuldades de decisão de carreira em estudantes do ensino superior
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este estudo tem como objetivo contribuir para o corpo de investigações sobre o papel de variáveis sociocognitivas e da satisfação académica e vocacional nas dificuldades de tomada de decisão de carreira de estudantes do ensino superior. Nesta investigação estávamos particularmente interessados em conhecer as relações das variáveis sociocognitivas e de satisfação, usufruindo da adaptação das escalas originais ao nosso país, com as dificuldades de tomada de decisão relacionadas com aspetos emocionais e de personalidade. Para esse efeito usámos medidas obtidas com a escala reduzida de dificuldades de Personalidade e Emocionais de Tomada de Decisão de Carreira (EPCD-SF), um instrumento recentemente validado para o contexto português e, por isso, ainda insuficientemente estudado, perfilando-se assim como objetivo desta dissertação contribuir para um melhor conhecimento do seu funcionamento psicométrico. A amostra deste estudo consiste em 193 alunos a frequentar o segundo ano de estudos universitários na Universidade de Coimbra. Os resultados confirmaram, por um lado, a relação esperada entre a indecisão da carreira e a satisfação vocacional, a perceção de autoeficácia e as expectativas de resultados dos sujeitos, e por outro, além de apontar ainda para a necessidade de rever as conclusões dos estudos sobre diferenças entre géneros na aplicação da escala EPCD-SF e das suas dimensões, uma vez confirmada a divergência existente com o estudo de validade da escala para a cultura portuguesa. Por fim, resultados preliminares obtidos com recurso a fatores sobre experiências extracurriculares dos sujeitos permitem formular novas investigações futuras.
The purpose of this study is to increase the research concerning some social cognitive and vocational satisfaction factors and their role on emotional and personality career making decision difficulties (EPCD) of Portuguese university students. Specifically, we wished to examine the role of several social cognitive career theory measures (already translated and validated to the Portuguese population), including factors such as self-efficacy, outcome expectations and academic/social satisfaction, to explore and assess possible mutual relationships with vocational indecision operationalized by the short form of the EPCD scale. Furthermore, since the short form of the emotional and personality career-decision making difficulties (EPCD-SF) questionnaire has only recently been adapted to the Portuguese culture, our aim is to provide a better understanding of its psychometric properties. We employed a sample of 193 second year students from varying departments of Coimbra’s university. The results show an expected connection between career indecisiveness and vocational satisfaction as well as strong links between self-efficacy and outcome expectations with some subdomains of the emotional and personality scale. Moreover, the results also pointed out the need to review previous ideas concerning some unexpected findings about gender differences on some EPCD-SF scales. Finally, in addition, our data allow us to consider a new path for future research that imply the need to address the relationship that we’ve found between career indecisiveness and students participation on extracurricular activities.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85533
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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