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Título: Is ‘Business Ethics’ what we think it is? A study of the Portuguese’s Social Representation of business ethics
Outros títulos: É a ‘Ética Empresarial’ o que pensamos ser? Um estudo sobre as Representações Sociais de ética empresarial na população Portuguesa
Autor: Francis, Álvaro Gijon 
Orientador: Pais, Leonor Maria Gonçalves Pacheco
Mónico, Lisete Santos Mendes
Palavras-chave: Ética empresarial; Representações sociais; Teoria do Núcleo Central; EVOC; Business ethics; Social representations; Theory of the Central Nucleus; EVOC
Data: 28-Fev-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Is ‘Business Ethics’ what we think it is? A study of the Portuguese’s Social Representation of business ethics
Local de edição ou do evento: Coimbra, Portugal
Resumo: Desde a década de 1980, o campo da ética empresarial passou por mudanças significativas e experimentou um grande crescimento. A ética empresarial é a ética aplicada em qualquer atividade comercial, não só para fazer o que é certo, mas também saber o que é o certo. Enquanto o conceito de ética empresarial continua a ser o mais popular, outros foram surgindo. O conceito mais visível é a Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Este novo conceito não é um "ramo" diferente da ética empresarial, em vez disso, é outra maneira, mais recente, de compreender a mesma, e esse termo trouxe para a ética empresarial novos tópicos, novos tipos de pesquisa e outras ciências sociais.Existe agora um vasto conjunto de literatura distinta e específica sobre ética empresarial preocupada com diversos tópicos e temas, mas no que concerne a relacionar o campo da ética empresarial com as representações sociais não é um deles, sendo este artigo o primeiro, ao nosso conhecimento, que o faz com uma amostra Portuguesa (N = 2735 indivíduos, entre 16 e 90 anos). Procurando fornecer uma ‘ponte’ entre a teoria e a realidade, procedemos com este estudo, a tentar descobrir qual é a representação social da ética empresarial para trabalhadores portugueses usando o Teste de Evocação Livre e aplicando a Teoria do Núcleo Central de Abric. Os resultados mostram um núcleo central organizado em torno dos conceitos fundamentais de “respeito” (f. = 1139, OME = 2,31), “justiça” (f. = 444, OME = 2,58), “honestidade” (f. = 384, OME = 2,58), “igualdade” (f. = 324, OME = 2,69), “código de conduta” (f. = 285, OME = 2,69), “confidencialidade” (f. = 203, OME = 2,34) e “concorrência leal” (f = 124, OME = 2,66). Embora alguns dos conceitos fundamentais da ética empresarial sejam encontrados na literatura, outros não, apontando para uma possível partição entre a teoria e a realidade.
Ever since the 1980’s, the business ethics field has gone through significant changes and has experienced a big growth. Business ethics is the applied ethics on any business activity as to not only do the right thing, but also know what the right thing is. While the concept business ethics remains the most popular, others have surfaced. The most visible concept is Corporate Social Responsibility (CSR). This new concept isn’t a different ‘branch’ of business ethics, instead it’s another, newer, way of understanding business ethics, and this term brought into business ethics new topics, new types of research and other social sciences.There is now a vast body of distinct and specific business ethics literature concerned with diverse topics and themes, but relating the field of business ethics with social representations isn’t one of them being this article the first, to our knowledge, that does this with a Portuguese sample (N = 2735 subjects, aged 16-90). Attempting to provide a ‘bridge’ between theory and reality, we proceeded with this study, trying to discover what the social representation of business ethics in Portuguese workers is using the Free Evocation Test and applying Abric’s Central Nucleus Theory. The results show a central core organized around the core concepts of ‘respect’ (f. = 1139, MOE = 2,31), ‘justice’ (f. = 444, MOE = 2,58), ‘honesty’ (f. = 384, MOE = 2,58), ‘equality’ (f. = 324, MOE = 2,69), ‘code of conduct’ (f. = 285, MOE = 2,69), ‘confidentiality’ (f. = 203, MOE = 2,34) and ‘fair competition’ (f. = 124, MOE = 2,66). While some of the core concepts of business ethics are found in the literature, others were not, pointing to a possible partition between theory and reality.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85461
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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