Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85441
Título: Padrões sono-vigília em estudantes universitários: Análises longitudinais entre aulas e exames
Outros títulos: Sleep-wake patterns between the middle of the semester and the exams period
Autor: Sousa, Ana Carina Barreto 
Orientador: Gomes, Ana Cardoso Allen
Palavras-chave: Estudo longitudinal; Sono; Cronótipos; Matutinidade-vespertinidade; Estudantes universitários; Longitudinal design; Sleep; Chronotypes; Morningness-eveningness; College students
Data: 24-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Padrões sono-vigília em estudantes universitários: Análises longitudinais entre aulas e exames
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Foi objetivo deste trabalho analisar longitudinalmente padrões de sono-vigília de estudantes universitários, e principais consumos, em períodos de aulas e de exames. Um total de 230 estudantes preencheu os Questionário sobre padrões de Sono e Vigília em Estudantes do Ensino Superior (QSVES) – versão “tempo de aulas”, Questionário Compósito de Matutinidade (durante o semestre) e o QSVES – versão “época de avaliações” (durante os exames). ANOVAs mistas a 2 fatores revelaram diferenças para horários, duração e qualidade de sono, em função do fator momento do semestre, assim como cada um dos fatores sexo, tipo diurno e presença/ausência de problemas de sono (potenciais moderadores). De aulas para exames, os vespertinos registaram atrasos superiores aos dos matutinos nas horas de deitar e de levantar, e os homens na hora de levantar em comparação com as mulheres. A duração foi aproximadamente a mesma tanto durante a semana de aulas como em geral durante as avaliações (7-8 hr), mas ao fim de semana, em período de aulas, foi mais elevada (Md = 8-9 hr). Foram as mulheres quem mais diminuiu a duração de sono em exames. Quanto à qualidade não houve efeitos de interação, mas verificou-se uma diminuição de aulas para exames. Também em exames, aumentou o consumo de café, em ambos os sexos, enquanto os homens diminuíram o consumo de outras substâncias. Em conclusão, de aulas para exames ocorrem algumas mudanças na saúde de sono aos níveis da quantidade, qualidade e horários, e em comportamentos de consumo relacionados com higiene de sono.
The aim of the present study was to longitudinally analyze the sleep-wake patterns of college students, as well as main substances usage, during periods of classes and exams. A total of 230 students completed the Sleep-Wake Questionnaire for University Students [SWQUS] – “during-the-semester” version, together with the Composite Morningness Questionnaire (CMQ) at the middle of the semester, and the SWQUS – “exams” version, during the examinations period. Mixed between-within subjects ANOVAs revealed differences for schedules, duration and quality of sleep, by time of the semester (within subjects factor) and each of the potentially moderating variables (between subjects factors, tested one at a time): sex, diurnal type, perceived presence/absence of sleep problems. From classes to exams, evening-types showed higher delays in bed and wake times compared to morning-types, and men delayed more their wake time compared to women. Sleep duration was approximately the same in week nights of classes or during exams period in general (7-8 hr), but higher (Md = 8-9 hr) at weekends during classes. Women reduced more their sleep duration during examinations than men. In terms of quality, no interaction effects were found, but there was a decrease from classes to exams. In addition, during exams coffee consumption increased in both sexes, while men decreased the consumption of other substances. In conclusion, during evaluations undergraduate students show later sleep schedules, a decrease in sleep duration and quality, and greater coffee consumption translating poorer sleep hygiene behaviors.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85441
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DissertaçãoAna Carina Berreto Sousa.pdf546.8 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

487
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

475
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons