Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85409
Title: Apoio Psicopedagógico no Âmbito dos Serviços Educativos de uma Câmara Municipal
Other Titles: Psychopedagogic Support in the Framework of Educational Services of a Municipal Council
Authors: Gomes, Sara Daniela Simões 
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Keywords: apoio à aprendizagem escolar; projeto EPIS; projeto Estímulos; support to school learning; ESIP project; Stimulus project
Issue Date: 19-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Apoio Psicopedagógico no Âmbito dos Serviços Educativos de uma Câmara Municipal
Place of publication or event: Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares
Abstract: No presente relatório são descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, realizado na Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, mais concretamente, na área de Ação Social, Saúde e Educação. Este estágio incluiu duas atividades principais:1. Participação no Projeto Empresários Pela Inclusão Social (EPIS): neste projeto foram realizadas sessões individualizadas com 26 alunos, dos três centros escolares do concelho, que apresentaram elevados índices de risco em quatro eixos - aluno, família, escola e território -, sinalizados por um rastreio efetuado no início do ano letivo. As atividades focaram-se, sobretudo, no treino de competências não académicas (a atenção e a memória) e académicas (relacionadas com o Português e a Matemática). Foi, também, aplicado um instrumento intitulado Dossier de Treino Atencional para Recuperação (DOTAR), constituído por seis testes (Trilhas de Matemática, Trilhas de Português, Sopa de Números Dupla de Matemática, Sopa de Letras Dupla de Português, Deteção de Português e Deteção de Matemática). No que diz respeito aos resultados, verificou-se que, este ano letivo, os participantes pioraram ligeiramente do primeiro para o segundo período, tendo vindo a melhorar no terceiro período.2. Participação no Projeto Estímulos: neste projeto foi elaborado um plano de avaliação de uma das suas componentes principais – a Hora do Conto – tendo sido construído um instrumento, com quatro partes, sobre o interesse e o conhecimento acerca da leitura, suas funções e objetivos: a) Interesses pessoais – avalia o interesse das crianças pela leitura, em que elas devem identificar aquilo que mais gostam de fazer quando têm algum tempo livre; b) Conhecimentos sobre leitura – indica os conhecimentos sobre a leitura, nomeadamente aqueles que estão muito relacionados com os hábitos e a exposição que se tem aos livros e que se sabe terem influência na futura competência ortográfica, sendo que esta parte é composta por questões de verdadeiro-falso, em que a criança tem que escolher a opção certa para títulos de obras conhecidas, que foram sujeitos a alterações, com base em erros fonológicos e semânticos; c) Conhecimento acerca das funções da leitura – permite avaliar os conhecimentos das crianças sobre as funções da leitura, recorrendo a um recurso digital. Neste, são apresentadas imagens relativas às seguintes situações: ler para estudar; ler para saber alguma informação importante; ler como distração/relaxamento. Para guiar a criança ao longo do questionário, é usado um desenho animado, ainda que tenha de ser coadjuvada por um adulto; d) Conhecimento sobre os objetivos da leitura – avalia o conhecimento que a criança tem acerca dos objetivos da leitura. Para além deste instrumento, prevê-se, ainda, o recurso a um teste de avaliação de competências linguísticas – o Teste de Avaliação da Linguagem da Criança (TALC) - e a um teste de consciência fonológica a escolher entre os que se encontram disponíveis para a população portuguesa. No que refere ao plano de avaliação, delineou-se um conjunto de recomendações (realização de uma investigação experimental, com grupo experimental e de controlo, e recurso a vários momentos de testes – pré, pós e de manutenção). Pretende-se, assim, avaliar se as crianças do grupo experimental manifestam um maior interesse pela leitura e mais conhecimento acerca desta atividade, das suas funções e dos seus objetivos e, ainda, se a Hora do Conto contribui para o seu desenvolvimento de condições importantes naquela aprendizagem.Para além da participação nestes dois projetos, ao longo do estágio, houve, ainda, uma intensa colaboração na criação, planificação e avaliação de outras atividades de formação e de dinamização social e educativa, desenvolvidas na área de Ação Social, Saúde e Educação. No final do presente relatório é feita uma reflexão sobre o papel do trabalho de estágio na aquisição de competências consideradas bastante importantes a nível profissional.
This report describes the activities carried out within the scope of the curricular internship of the Master in Educational Sciences, held in the Municipal Council of Vila Nova de Poiares, specifically in the Social Action, Health and Education Area. This stage included two main activities:1. Participation in the Entrepreneurs for Social Inclusion Project (ESIP): in this project individualized sessions were held with 26 students from the three school centers of the municipality, which had high risk indices in four axes - student, family, school and territory -, signaled by a screening done at the beginning of the school year. The activities focused mainly on the training of non-academic (attention and memory) and academic (related to Portuguese and Mathematics) competences. An instrument called Attention Training Dossier for Recovery (ATDR), consisting in six tests (Mathematics Tracks, Portuguese Tracks, Dual Mathematical Number Soup, Portuguese Double Letter Soup, Portuguese Detection and Math Detection). Regarding the results, it was found that in this school year the participants worsened slightly from the first to the second period, improving in the third period.2. Participation in the Stimulus Project: in this project a plan was drawn up to evaluate one of its main components - the Story Hour - and a four-part instrument was built about the interest and knowledge of reading, its functions and objectives: a) Personal interests - evaluates the children's interest in reading, where they must identify what they like to do when they have some free time; b) Knowledge about reading - it indicates the knowledge about reading, especially those that are very related to the habits and the exposure that one has to the books and that are known to have influence in the future orthographic competence, being that this part is composed of questions of true-false, in which the child has to choose the right option for known works titles, which were subject to change, based on phonological and semantic errors; c) Knowledge about the functions of reading - allows to evaluate children's knowledge about the functions of reading, using a digital resource. In this, images are presented regarding the following situations: read to study; read to know some important information; read as distraction / relaxation. To guide the child through the questionnaire, a cartoon is used, although it has to be assisted by an adult; d) Knowledge about the objectives of reading - assesses the child's knowledge about reading objectives. In addition to this instrument, a language skills test - the Child Language Appreciation Test (CLAT) - and a phonological awareness test to be chosen from those available for the Portuguese population. Regarding to the evaluation plan, a set of recommendations was drawn up (experimental research, with experimental and control group, and use of several test moments - pre, post and maintenance). The aim is to evaluate if the children of the experimental group express a greater interest in reading and more knowledge about this activity, its functions and objectives and also, if the Story Time contributes to its development of important conditions in that learning.In addition to participating in these two projects, there was also intense collaboration in the creation, planning and evaluation of other training and social and educational activities developed in the Social Action, Health and Education area.At the end of this report a reflection is made on the role of traineeship in the acquisition of skills considered to be quite important at the professional level.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85409
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final_Sara_Gomes.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

467
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

1,018
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons