Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85349
Title: Relatório Científico-Profissional de Mestrado em Psicologia, área Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento.
Other Titles: Scientific-Professional Report of Masters in Psychology, Education, Development and Counseling area.
Authors: Dias, Linda Cristina Chita 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: educação adultos; aprendizagem ao longo da vida; intervenção vocacional; reconhecimento competências; desenvolvimento pessoal; adult education; lifelong learning; vocational intervention; recognition skills; personal development
Issue Date: 24-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Relatório Científico-Profissional de Mestrado em Psicologia, área Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento.
Place of publication or event: Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Abstract: O presente relatório descreve os últimos dez anos de atividade profissional desenvolvida num Centro especializado de qualificação de adultos como Técnica Superior. A intervenção na Educação de Adultos engloba as etapas de Acolhimento, Diagnóstico, Informação e Orientação e Encaminhamento. No Acolhimento é feita a inscrição do candidato, no Diagnóstico é traçado o perfil adequado a uma oferta formativa, a Informação e Orientação informa sobre os percursos qualificantes e no Encaminhamento é concretizado a orientação definida para o mesmo. Um dos processos que faz parte da Educação e Formação de Adultos é o reconhecimento dos saberes adquiridos ao longo da vida. O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação Competências é a oferta formativa disponível nestes centros especializados. No processo de RVCC os candidatos reconhecem as competências que adquiriram ao longo da vida em contextos formais, informais e não formais. As competências são validadas com base num Referencial Competências-Chave de dois níveis: básico (9º ano de escolaridade, qualificação 2 do Sistema Nacional de Qualificações) e secundário (12º ano, qualificação 3). O processo de orientação realiza-se através da utiliza-ção dos instrumentos: Passaporte Qualifica, Portefólio de Desenvolvimento Vocacional, Projeto Individual de Carreira e Plano Individual de Encaminhamento. O Plano Desenvolvimento Pessoal é um instrumento de orientação onde o candidato baseado nas competências adquiridas em contextos formais, informais ou não formais ao longo da sua vida, planeia as aptidões a desenvolver. Neste relatório é apresentada uma prática de orientação em contexto prisional com um grupo de adultos.
This report describes the last ten years of professional activity de-veloped at a specialized Center for Adult Qualification as a Higher Techni-cian. Intervention in adult education encompasses the stages of Reception, Diagnosis, Information and Guidance and Encaimmentation. In the Recep-tion, the candidate is enrolled, in the Diagnosis the appropriate profile for a training offer is drawn up, the Information and Guidance informs on the qualifying paths and in the Referral, the orientation defined for the course is fulfilled. One of the processes that forms part of Adult Education and Training is the recognition of health benefits acquired throughout life. The process of Recognition, Validation and Certification Skills is the training offer available in these specialized centers. In the RVCC process, candida-tes recognize the competencies they have acquired throughout their lives in formal, non-formal and non-formal contexts. Competencies are validated on the basis of a Key Competency Key Competence of the two levels: basic (9th year of schooling, qualification 2 of the National Qualifications Sys-tem) and secondary (12th grade, qualification 3). The orientation process is carried out through the use of the instruments: Passport Qualifies, Career Development Portfolio, Individual Career Project and Individual Enroll-ment Plan. The Personal Development Plan is an orientation tool where the candidate, based on competences acquired in formal, informal or non-formal contexts throughout his or her life, plans the aptitudes to be develo-ped. This report presents an orientation practice in a prison with a group of adults.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85349
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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