Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85331
Título: (Con)vivências Escolares- Um estágio curricular no Agrupamento de Escolas de Pinhel
Outros títulos: School Experiences- An Internship in the Agrupamento de Escolas de Pinhel
Autor: Saraiva, Nídia Coelho 
Orientador: Matos, Armanda Pinto Mota
Palavras-chave: Igualdade de Género; Bullying e Cyberbullying; Boa convivência em ambiente escolar,; Indisciplina em sala de aula; Gender Equality; Bullying and Cyberbullying; Conviviality in school environment; Indiscipline in the classroom
Data: 30-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: (Con)vivências Escolares- Um estágio curricular no Agrupamento de Escolas de Pinhel
Local de edição ou do evento: Agrupamento de Escolas de Pinhel
Resumo: O presente relatório tem como finalidade a descrição de todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular realizado no Agrupamento de Escolas de Pinhel, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O trabalho realizado ao longo do estágio curricular foi desenvolvido no âmbito da Equipa Multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Pinhel (AEP) e teve como objectivo contribuir para a promoção da boa convivência entre os alunos, mediante a realização de atividades de sensibilização e prevenção, centrada nas temáticas da igualdade de género, indisciplina na sala de aula e bullying e cyberbullying. Estas ações dirigiram-se aos alunos dos 5º e 7º anos do ensino básico do AEP.Para além destas ações tivemos ainda oportunidade de participar como mentora no âmbito do Clube Mentes Empreendedoras, colaborando na dinamização de sete Workshops com o intuito de criar jovens empreendedores e autónomos. O presente relatório integra duas partes, a primeira destinada ao enquadramento teórico onde são abordados os seguintes temas: importância da escola; igualdade de género; indisciplina em sala de aula e, por fim, bullying e cyberbullying. Na Parte II, relativa à descrição do estágio, apresentamos um capítulo onde é efetuada a caraterização da instituição acolhedora do estágio, e um segundo capítulo destinado à descrição das atividades de sensibilização/prevenção desenvolvidas. Estas atividades integraram um estudo sobre o bullying e o cyberbullying, que visou contribuir para que o AEP desenvolva uma ação mais consertada e estrategicamente mais adequada em relação a esta problemática. Os resultados deste estudo serão igualmente apresentados.Palavras-chave: Igualdade de Género; Bullying e Cyberbullying; Boa convivência em ambiente escolar, Indisciplina em sala de aula.
The purpose of the present report is to describe all the work developed during the curricular internship held in the Agrupamento de Escolas de Pinhel in order to obtain the Master’s degree in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The work carried out throughout the curricular internship was developed within the scope of the Multidisciplinary Team of the Agrupamento de Escolas de Pinhel (AEP) and was a contribution to the promotion of conviviality among the students, through activities of raising awareness and prevention, centered in the main theemes of gender equality, classroom indiscipline, bullying and cyberbullying. These activities were aimedat to the 5th and 7th school years of the basic education in the AEP.In addition to these raising awareness and prevention activities, we also had the opportunity to participate as a mentor in the scope of the club Mentes Empreendedoras, and to collaborate in the implementation of seven workshops, wich aimed at creating autonomous and entrepreneurs young people.This report is divided in two parts, the first one devoted to the theoretical framework, which: addresses the importance of school, gender equality, indiscipline in the classroom and, finally, bullying and cyberbullyingThe second part, corresponding to the description of the internship, includes a chapter where the characterization of the welcoming institution is presented and a second chapter dedicated to the description of the awareness / prevention activities wich were carried out. These activities integrated a study on bullying and cyberbullying, which aimed to help the AEP to develop a more targeted and strategically appropriate action on this issue. The results of this will also be presented.Keywords: Gender Equality; Bullying and Cyberbullying; Conviviality in school environment, Indiscipline in the classroom
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85331
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel. FINAL Nídia Coelho Saraiva.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

502
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

536
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons