Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85318
Título: Perspetiva Temporal de Futuro e Motivação Escolar numa Amostra de Estudantes Portugueses do 3ºciclo do Ensino Básico
Outros títulos: Future Time Perspective and School Motivation with a Sample Portuguese Students from 7th, 8th and 9th Grades
Autor: Gambão, Nuno Luís de Sousa 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque
Palavras-chave: perspetiva temporal de futuro; motivação escolar; padrões adaptativos de aprendizagem; perceção social e bem-estar; future time perspective; school motivation; adaptive patterns of learning; social-cultural background and well-being
Data: 19-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perspetiva Temporal de Futuro e Motivação Escolar numa Amostra de Estudantes Portugueses do 3ºciclo do Ensino Básico
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação - Universidade de Coimbra
Resumo: O ensino obrigatório em Portugal atualmente estende-se ao nível do ensino secundário (12º ano) ou 18 anos. No final do 3ºciclo do ensino básico os estudantes devem efetuar uma escolha relativamente ao seu percurso educativo a qual tem um impacto significativo no seu percurso de carreira, este estudo foi efetuado com recurso a uma amostra de 240 estudantes do 3ºciclo (7º, 8º e 9º anos), pertende compreender as expetativas de futuro destes jovens recorrendo à escala de Perspetiva Temporal de Futuro (adaptação portuguesa de Future Time Perspective Scale de Stouthard & Peetsma, 1999), relacionando-as com algumas dimensões nucleares dos padrões adaptativos de aprendizagem (adaptação portuguesa da Patterns of Adaptive Learning Scales de Migley et. al, 2000) e com a perceção social e de bem-estar associado aos seus contextos de socialização primária (adaptação portuguesa da escala original de Peetsma et. al, 2002).Os resultados sugerem que existe uma relação significativa entre diversos fatores que contribuem para a manutenção dos padrões adaptativos de aprendizagem e os diferentes domínios e extensões da PTF se encontram correlacionados positivamente. A perspetiva temporal de futuro a longo prazo revelou ser um preditor significativo da autoeficácia académica e os estudantes provenientes do meio urbano, que frequentam atividades de tempos livres, que nunca ficaram retidos, que pretendem frequentam o ensino superior e já pensaram no seu futuro profissional, têm em geral, uma maior orientação para o futuro, quer imediato, quer longínquo.
In Portugal the government stipulates that school is mandatory until the 12th grade or until you reach the age of majority (18 years). When students transition from 9th grade to high school, they have to make a choice about their educational path that will restrict and define their career path. This study has a sample of 240 students from 7 th, 8 th and 9 th grades and focus into acknowledge the future perspectives of this adolescents with the assessement of the Future Time Perspective Scale (portuguese adaptation of the Future Time Perspective Scale of Stouthard & Peetsma, 1999), relating it, with some nuclear dimensions of the adaptive patterns of learning (portuguese adaptation of the Patterns of Adaptive Learning Scales of Midgley et. al, 2000) and with the social perception and well-being associated witg their contexts of socio-cultural background (portuguese adaptation of the original scale of Peetsma et. al, 2002).Results suggests a statistical significance between several factors that contribute to maintain adaptive patterns of learning, different objects/domains and extensions of the Future Time Perspective scale are positively correlated, the future time perspective in the long term predicts academic self-efficacy, and the students from urban areas, students who have leisure time activates, who never had a grade retention and the ones who already thought about their future career are in general more future oriented, either for a more immediate future, or for more remote one.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85318
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese MIP- Nuno Gambão- 2018.pdf2.47 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

533
Visto em 20/ago/2024

Downloads 50

492
Visto em 20/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons