Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84883
Title: Gestão de Aprovisionamento: O caso do sector da pasta de papel.
Other Titles: Supply Management: The case of the paper pulp sector
Authors: Esteves, Rodrigo Anjos 
Orientador: Antunes, António José Pais
Keywords: Programação linear; Sector da pasta e do papel; Transportes; Modelo de fluxos Custo mínimo; Logística; Linear programming; Paper and pulp field; Transportation; Minimum Cost Flow Models; Logistic
Issue Date: 12-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Gestão de Aprovisionamento: O caso do sector da pasta de papel.
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Logística e Transporte, são nos dias de hoje duas áreas que dependem cada vez mais uma da outra face à globalização dos mercados. Esta globalização, tanto no lado da oferta como no da procura, leva naturalmente a exigências cada vez maiores em ambas as áreas. Como se sabe, ao longo dos tempos, o transporte de mercadorias e passageiros tem vindo a procurar facilitar a vida das populações e gerar maior conforto à sociedade considerando-se o transporte e a logística como instrumentos fundamentais a fim de se obter um patamar de qualidade consistente e uma garantia de bens e serviços sustentáveis. O transporte de mercadorias é feito de modo a disponibilizar os diferentes produtos nos locais onde existe procura. Para que tal funcione de maneira adequada, é necessário que uma empresa tenha objetivos logísticos atendendo à satisfação dos consumidores de forma rápida e eficiente, de modo a que os produtos em questão estejam no local adequado, na quantidade certa e no tempo previsto. É precisamente esta área dos transportes que representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das empresas.No estudo de caso específico considerado nesta dissertação, aborda-se o sector da pasta de papel na vertente direcionada à produção e distribuição da madeira de eucalipto em todo o território nacional, com vista ao aprovisionamento de quatro fábricas de celulose da Navigator em quatro municípios de Portugal (Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz e Vila Velha de Ródão) através de dois modos de transporte diferentes, transporte rodoviário e ferroviário. Assim, através de utilização sistemas de informação geográfica, bem como de softwares de otimização, pretende-se respetivamente, efetuar um estudo estatístico do panorama florestal em Portugal e utilizar um modelo matemático que permita efetuar o aprovisionamento de madeira de eucalipto, usando rotas com determinados custos associados, para obter o objetivo final pretendido: o custo mínimo de aprovisionamento. Desta maneira, poderá analisar-se os custos em vários cenários, assim como uma solução futura de custos de aprovisionamento de madeira de eucalipto às quatro fábricas da empresa Navigator, de acordo com os meios de transporte à disposição e a rede de transporte intermodal.
Nowadays logistics and transportation areas depend on each other increasingly more due to the globalization of markets. Both supply and the demand are global as well as companies and costumers, being expected that, as time goes by, demands increase.Throughout time, goods and people transportation have been accomplished to improve people’s lives in order to create extra comfort to society itself, whereby transportation and logistics are fundamental instruments to achieve a better and more sustainable quality of life.Goods transportation is made in a way to deliver the different products to the places where they are needed. To achieve this, a company must have logistics objectives consistent with the goal of satisfying costumer’s needs in a quick and efficient way, providing them with the products required in the right place, time and quantities. Transportation costs represents the biggest expense in a company. The specific case study dealt with in this dissertation regards the pulp and paper industry, more specifically, the wood production and distribution in the entire Portuguese territory in order to supply four pulp and paper plants in four Portuguese municipalities (Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz and Vila Velha de Rodão) through two different transportation modes, road and rail. Therefore, through the use of geographic information systems as well as optimization software, it is intended, to do a forestry statistical study in Portugal and to use a mathematical model in order to supply the factories with eucalyptus wood using routes with certain associated costs, to achieve the main objective: minimum flux costs of supply. In this way, costs of supply can be analysed in different cases, as well as a future solution for supplying the four Navigator plants, according to the means of transport available and the intermodal transport network.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/84883
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
GESTÃO DE APROVISIONAMENTO O CASO DO SECTOR DA PASTA DE PAPEL.pdf4.12 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

335
checked on Sep 24, 2020

Download(s) 50

305
checked on Sep 24, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons