Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84883
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
dc.contributor.authorEsteves, Rodrigo Anjos-
dc.date.accessioned2019-02-18T23:12:33Z-
dc.date.available2019-02-18T23:12:33Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84883-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologiapt
dc.description.abstractLogística e Transporte, são nos dias de hoje duas áreas que dependem cada vez mais uma da outra face à globalização dos mercados. Esta globalização, tanto no lado da oferta como no da procura, leva naturalmente a exigências cada vez maiores em ambas as áreas. Como se sabe, ao longo dos tempos, o transporte de mercadorias e passageiros tem vindo a procurar facilitar a vida das populações e gerar maior conforto à sociedade considerando-se o transporte e a logística como instrumentos fundamentais a fim de se obter um patamar de qualidade consistente e uma garantia de bens e serviços sustentáveis. O transporte de mercadorias é feito de modo a disponibilizar os diferentes produtos nos locais onde existe procura. Para que tal funcione de maneira adequada, é necessário que uma empresa tenha objetivos logísticos atendendo à satisfação dos consumidores de forma rápida e eficiente, de modo a que os produtos em questão estejam no local adequado, na quantidade certa e no tempo previsto. É precisamente esta área dos transportes que representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das empresas.No estudo de caso específico considerado nesta dissertação, aborda-se o sector da pasta de papel na vertente direcionada à produção e distribuição da madeira de eucalipto em todo o território nacional, com vista ao aprovisionamento de quatro fábricas de celulose da Navigator em quatro municípios de Portugal (Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz e Vila Velha de Ródão) através de dois modos de transporte diferentes, transporte rodoviário e ferroviário. Assim, através de utilização sistemas de informação geográfica, bem como de softwares de otimização, pretende-se respetivamente, efetuar um estudo estatístico do panorama florestal em Portugal e utilizar um modelo matemático que permita efetuar o aprovisionamento de madeira de eucalipto, usando rotas com determinados custos associados, para obter o objetivo final pretendido: o custo mínimo de aprovisionamento. Desta maneira, poderá analisar-se os custos em vários cenários, assim como uma solução futura de custos de aprovisionamento de madeira de eucalipto às quatro fábricas da empresa Navigator, de acordo com os meios de transporte à disposição e a rede de transporte intermodal.pt
dc.description.abstractNowadays logistics and transportation areas depend on each other increasingly more due to the globalization of markets. Both supply and the demand are global as well as companies and costumers, being expected that, as time goes by, demands increase.Throughout time, goods and people transportation have been accomplished to improve people’s lives in order to create extra comfort to society itself, whereby transportation and logistics are fundamental instruments to achieve a better and more sustainable quality of life.Goods transportation is made in a way to deliver the different products to the places where they are needed. To achieve this, a company must have logistics objectives consistent with the goal of satisfying costumer’s needs in a quick and efficient way, providing them with the products required in the right place, time and quantities. Transportation costs represents the biggest expense in a company. The specific case study dealt with in this dissertation regards the pulp and paper industry, more specifically, the wood production and distribution in the entire Portuguese territory in order to supply four pulp and paper plants in four Portuguese municipalities (Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz and Vila Velha de Rodão) through two different transportation modes, road and rail. Therefore, through the use of geographic information systems as well as optimization software, it is intended, to do a forestry statistical study in Portugal and to use a mathematical model in order to supply the factories with eucalyptus wood using routes with certain associated costs, to achieve the main objective: minimum flux costs of supply. In this way, costs of supply can be analysed in different cases, as well as a future solution for supplying the four Navigator plants, according to the means of transport available and the intermodal transport network.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectProgramação linearpt
dc.subjectSector da pasta e do papelpt
dc.subjectTransportespt
dc.subjectModelo de fluxos Custo mínimopt
dc.subjectLogísticapt
dc.subjectLinear programmingpt
dc.subjectPaper and pulp fieldpt
dc.subjectTransportationpt
dc.subjectMinimum Cost Flow Modelspt
dc.subjectLogisticpt
dc.titleGestão de Aprovisionamento: O caso do sector da pasta de papel.pt
dc.title.alternativeSupply Management: The case of the paper pulp sectorpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationUniversidade de Coimbrapt
degois.publication.titleGestão de Aprovisionamento: O caso do sector da pasta de papel.por
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-07-10*
dc.identifier.tid202172562pt
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorEsteves, Rodrigo Anjos::0000-0001-5078-055X-
uc.degree.classification15-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriPereira, Fernando José Telmo Dias-
uc.degree.elementojuriAntunes, António José Pais-
uc.degree.elementojuriZeferino, João António Duarte-
uc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8265-9225-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

543
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

315
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons