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Título: Stress de papel e criatividade: O efeito moderador da personalidade
Outros títulos: Role stress and creativity: the moderating effect of personality
Autor: Ferreira, Ana Filipa Nogueira 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Palavras-chave: Criatividade; Personalidade; Stress de papel; Empregados de contacto; Creativity; Personality; Role stress; Frontline employees
Data: 17-Set-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Stress de papel e criatividade: O efeito moderador da personalidade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: “A criatividade é a semente de toda a inovação” (Amabile, Conti, Coon, Lazenby, e Herron, 1996: 1155).É enquanto precursora da inovação que a criatividade se tem revelado como um fator chave para a manutenção de um crescimento sustentável das organizações. A pesquisa empírica sobre a criatividade de empregados tem recebido um crescente interesse e uma das maiores preocupações tem sido identificar os fatores que a promovem, ou prejudicam. No entanto, mais estudos são necessários para que se possa compreender este fenómeno, particularmente no que diz respeito às interações entre fatores contextuais e pessoais e os seus efeitos na criatividade. Neste contexto, este estudo visa investigar os efeitos moderadores de uma variável pessoal na relação de fatores contextuais com a criatividade, mais especificamente propõe-se analisar o papel moderador da personalidade na relação entre o stress de papel e a criatividade, bem como os efeitos principais de ambos na criatividade. A importância deste trabalho resulta dos resultados contraditórios que se encontram na literatura quanto aos efeitos do stress de papel na criatividade, os quais sugerem a existência de efeitos moderadores. Para testar as hipóteses, foi elaborado um questionário baseado em escalas empiricamente validadas, tendo sido aplicado a professores do 2º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário na região do centro de Portugal. Os resultados mostraram efeitos moderadores da personalidade na relação do stress de papel com a criatividade, nomeadamente, descobriu-se que as dimensões abertura à experiência, amabilidade e instabilidade emocional são capazes de influenciar essa relação. Descobriu-se também que clareza de papel e a abertura à experiência têm um efeito significativo na criatividade dos empregados. Este trabalho acrescenta valor ao estudo da criatividade de duas formas. Por um lado, encontra resultados originais que denotam que o efeito do stress de papel na criatividade depende da personalidade. Por outro lado, analisa a sobrecarga de papel, variável que tem sido omitida em estudos anteriores. Estes resultados fornecem ainda aos gestores algumas ferramentas para a gestão de empregados, uma vez que identifica traços de personalidade capazes de fomentar a criatividade em situações onde o stress está presente.
“Creativity is the seed of all innovation” (Amabile, Conti, Coon, Lazenby, e Herron, 1996: 1155).It is as a precursor of innovation that creativity has been pointed as key in helping organizations in maintaining a sustainable growth. Empirical research on employee creativity has received increasing interest, and one major concern has been the identification of factors that deter or promote it. However, more studies are needed to understand this phenomenon, particularly regarding interactions between contextual and personal factors and their effects on creativity. In this context, this study aims to investigate the moderating effects of a personal variable in the relationship of contextual factors with creativity, more specifically, it aims to analyze the moderating role of personality in the relationship between role stress and creativity, as well as their main effects in creativity. Such aims are relevant given the mixed findings concerning the relationship between role stress and creativity, suggesting the existence of moderating effects. For this purpose, a questionnaire based on empirically validated scales was developed and applied to teachers in the Coimbra region. The results revealed the moderating effects of personality on the relationship between role stress and creativity. Specifically, it was found that the openness to experience, agreeableness and emotional instability can influence this relationship. It was also found that role clarity and openness to experience have a significant main effect on the creativity of employees. This study adds value to creativity research in two ways. Firstly, it finds original results denoting that the effect of role stress on creativity depends on personality. On the other hand, it analyzes role overload, a variable that has been omitted in previous studies. The results also provide managers with some tools for employee management, as it identifies personality traits that foster/mitigate creativity in situations where stress is present.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84434
Direitos: openAccess
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