Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84254
Título: Oportunidades e Recursos para Empreender e Potencial Empreendedor dos Estudantes do Ensino Superior Politécnico Português
Outros títulos: Opportunities and Resources for Entrepreneurship and Entrepreneurial Potential of Portuguese Polytechnic Higher Education Students
Autor: Santos, Ana Sofia Marques de Oliveira Pereira 
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Mónico, Lisete Santos Mendes
Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis
Palavras-chave: Empreendedorismo; Oportunidades e Recursos para Empreender; Potencial empreendedor; Preparação Académica; Desejo de Empreender; Entrepreneurship; Opportunities and Resources to Undertake; Entrepreneurial Potential; Academic Preparation; Desire to Undertake
Data: 24-Fev-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Oportunidades e Recursos para Empreender e Potencial Empreendedor dos Estudantes do Ensino Superior Politécnico Português
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: Este trabalho, dividido em dois estudos, procura validar psicometricamente a escala oportunidades e recursos para empreender(Pereira, 2001) e estudar o efeito das oportunidades e dos recursos para empreender no potencial empreendedor de estudantes, controlando os efeitos da preparação académica para o empreendedorismo e o desejo pessoal de empreender. Assim como, compreender quais os fatores que mais e melhor predizem o potencial empreendedor dos estudantes. A amostra foi constituída por 6532 estudantes das 17 instituições de ensino superior politécnico português associadas ao programa Poliempreende, que responderam a um questionário composto por 22 itens sobre oportunidades e recursos para empreender (Parreira, Pereira, & Brito, 2011). Na análise de dados do primeiro estudo foi realizada uma análise fatorial exploratória com metade da amostra dividida aleatoriamente, da qual emergiram quatro fatores (F1- 22.38, F2- 19.77, F3- 10.73, F4- 7.50), responsáveis por 60.37% da variância total. Com a segunda parte da amostra foi realizada uma análise fatorial confirmatória, que apresentou bons índices de ajustamento, NFI =.949, CFI = .954, TLI = .945, RMSEA = .050. A escala apresentou boas qualidades ao nível da fiabilidade e validades convergente e discriminante.O estudo sustentou a robustez psicométrica do instrumento, contribuindo para a sua validação para a população portuguesa. No segundo estudo foram utilizadas as estatísticas descritivas e realizada uma matriz de intercorrelações entre as medidas oportunidades e recursos para empreender, preparação académica, desejo de empreender e potencial empreendedor e, posteriormente, efetuada uma regressão múltipla hierárquica. Os resultados obtidos indicam que o potencial empreendedor é em grande medida influenciado pelo desejo de empreender, pela preparação académica obtida, pela estabilidade do negócio percebida e pela perceção de disponibilidade de recursos para empreender. Assim, a aposta da academia no desenvolvimento de competências empreendedoras deve assumir um carácter central para o futuro do empreendedorismo em Portugal (Parreira, Salgueiro-Oliveira, Castilho, Melo, Graveto, Gomes, Vaquinhas, Carvalho, Mónico, Brito, 2016). Algumas limitações e recomendações para investigações futuras serão discutidas.
This work, divided into two studies, seeks to psychometrically validate the scale of opportunities and resources to undertake (Pereira, 2001) and to study the effect of opportunities and resources to undertake on the entrepreneurial potential of students, controlling the effects of academic preparation for entrepreneurship and the personal desire to undertake. As well as understanding what factors better predict the entrepreneurial potential of students. The sample consisted of 6532 students from the 17 Portuguese polytechnic institutions associated with the Poliempreende program, who answered a questionnaire composed of 22 items about opportunities and resources to undertake (Parreira, Pereira, & Brito, 2011). In the data analysis of the first study, an exploratory factorial analysis was performed with half the randomly divided sample, from which four factors emerged (F1-22.38, F2-19.77, F3-10.73, F4-7.50), accounting for 60.37% of the total variance. With the second part of the sample, a confirmatory factorial analysis was performed, which presented good adjustment indices, NFI = .949, CFI = .954, TLI = .945, RMSEA = .050. The scale presented good qualities in terms of convergent and discriminant reliability and validity. The study supported the psychometric robustness of the instrument, contributing to its validation for the Portuguese population. In the second study, descriptive statistics were used and a matrix of intercorrelations between the measures opportunities and resources to undertake, academic preparation, desire to undertake and entrepreneurial potential was carriedout, and then a hierarchical multiple regression was performed. The results indicate that the entrepreneurial potential is influenced to a great extent by the desire to undertake, through the academic preparation obtained, the perceived stability of the business and the perception of the availability of resources to undertake. Thus, the bet of the academy in the development of entrepreneurial skills must assume a central character for the future of entrepreneurship in Portugal (Parreira, Salgueiro-Oliveira, Castilho, Melo, Graveto, Gomes, Vaquinhas, Carvalho, Mónico, Brito, 2016). Some limitations and recommendations for future investigations will be discussed.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84254
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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