Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84249
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorBaptista, Rui Filipe Cardoso-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:20:19Z-
dc.date.available2019-01-19T23:20:19Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84249-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico representa o término de uma etapa na formação académica, estando inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos até à data, sendo por isso fundamental analisar e refletir sobre o trabalho realizado durante esta etapa, nomeadamente o trabalho realizado na Escola EB 2/3 Mª Alice Gouveia, junto da turma do 8ºB, no ano letivo 2016/2017.Com o Relatório de Estágio pretende-se apresentar as diversas fases do percurso académico em questão. Ao longo do relatório são apresentadas as expetativas do estagiário e o seu plano de formação, o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e o desenvolvimento de um estudo realizado em paralelo com a intervenção pedagógica.O trabalho realizado ao longo do ano letivo é apresentado, caracterizado e são analisados os conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do estágio. Essas competências não se limitam ao lecionar da disciplina de Educação Física, mas também ao nível da Organização e Administração Escolar.Por último é apresentado o Tema/Problema realizado no decorrer do ano letivo. A investigação apresenta e categoriza os fatores que mais influenciam a ocorrência de situações de indisciplina em contexto de espaço de aula, na perspetiva dos professores inquiridos.Nesta investigação é ainda verificado se relativamente ao género e ao tempo de docência existem diferenças significativas entre os diversos grupos.por
dc.description.abstractThe Teacher Training Report represents the end of a stage in academic development, being inserted in the Master's Degree in Teaching Physical Education in Elementary and High School, of Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The Teacher Training is an opportunity to put into practice the knowledge acquired to date, and it is therefore crucial to analyze and reflect on the work carried out during this stage, namely the work carried out at the Elementary School EB 2/3 Mª Alice Gouveia, with the class B of the 8th grade, in the 2016/2017 school year.With the Teacher Training Report it is intended to present the various phases of the academic degree in question. Throughout the report are presented the trainee's expectations and his development plan, the work developed throughout the school year and the development of a study carried out in parallel with the pedagogical intervention.The work carried out during the school year is presented, characterized and the knowledge acquired and skills developed during the course are analyzed. These competences are not limited to the teaching of Physical Education, but also to the level of School Organization and Administration.Finally, the theme/problem developed during the course of the school year is presented. The research presents and categorizes the factors that most influence the occurrence of indiscipline in the classroom context, from the interviewed teachers' perspective.In this investigation it is also verified whether there are significant differences between the different groups regarding gender and teaching time.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectDisciplineeng
dc.subjectIndisciplineeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2/3 Dr.ª MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºB, NO ANO LETIVO DE 2016/2017por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA ELEMENTARY SCHOOL, WITH THE B CLASS OF THE 8TH GRADE, IN THE 2016/2017 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2/3 Dr.ª MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºB, NO ANO LETIVO DE 2016/2017por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202146197-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBaptista, Rui Filipe Cardoso::0000-0002-6389-8060-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriMoreira, João Manuel Marques-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_Rui_Baptista.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

488
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 50

404
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons