Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84226
Título: O Impacto de Variáveis Sociodemográficas e do Funcionamento Familiar na Adição ao Facebook numa amostra de Jovens Adultos Portugueses
Outros títulos: The Impact of Sociodemographic Variables and Family Functioning on Addiction to Facebook in a sample of Young Portuguese Adults
Autor: Leite, Vânia Rafaela Ferreira 
Orientador: Sotero, Luciana Maria Lopes
Palavras-chave: Facebook; Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS); variáveis sociodemográficas; funcionamento familiar; adição ao Facebook; Facebook; Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS); sociodemographic variables; family functioning; Facebook addiction
Data: 25-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Impacto de Variáveis Sociodemográficas e do Funcionamento Familiar na Adição ao Facebook numa amostra de Jovens Adultos Portugueses
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: A utilização do Facebook tem vindo a ser estudada de forma crescente em vários países. Apesar do crescente interesse clínico e científico acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal os estudos nesta área continuam a ser escassos. Neste sentido, a presente investigação procura avaliar a relação entre as características sociodemográficas e familiares dos jovens adultos portugueses e a adição ao Facebook. Participam no estudo 402 indivíduos portugueses (109 homens e 293 mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com uma média de idades de 21.6 anos (DP = 3.27). O protocolo de avaliação é composto por um questionário de dados sociodemográficos e familiares, o SCORE-15, a Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) e por um conjunto de questões relativas à utilização do Facebook (página pessoal, tipo de conteúdos acedidos, número de horas despendidas na rede e número de horas de sono diárias). Os resultados revelaram que o local de residência, o estado civil e o funcionamento familiar parecem ter impacto na adição ao Facebook, designadamente, os participantes que vivem em Portugal Continental apresentam maior adição ao Facebook do que os que residem nas ilhas. Dado que este estudo alerta para a importância de continuar a investigar neste domínio, é esperado que este possa ser um contributo para esta área de investigação e que impulsione novas linhas de estudo.A utilização do Facebook tem vindo a ser estudada de forma crescente em vários países. Apesar do crescente interesse clínico e científico acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal os estudos nesta área continuam a ser escassos. Neste sentido, a presente investigação procura avaliar a relação entre as características sociodemográficas e familiares dos jovens adultos portugueses e a adição ao Facebook. Participam no estudo 402 indivíduos portugueses (109 homens e 293 mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com uma média de idades de 21.6 anos (DP = 3.27). O protocolo de avaliação é composto por um questionário de dados sociodemográficos e familiares, o SCORE-15, a Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) e por um conjunto de questões relativas à utilização do Facebook (página pessoal, tipo de conteúdos acedidos, número de horas despendidas na rede e número de horas de sono diárias). Os resultados revelaram que o local de residência, o estado civil e o funcionamento familiar parecem ter impacto na adição ao Facebook, designadamente, os participantes que vivem em Portugal Continental apresentam maior adição ao Facebook do que os que residem nas ilhas. Dado que este estudo alerta para a importância de continuar a investigar neste domínio, é esperado que este possa ser um contributo para esta área de investigação e que impulsione novas linhas de estudo.A utilização do Facebook tem vindo a ser estudada de forma crescente em vários países. Apesar do crescente interesse clínico e científico acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal os estudos nesta área continuam a ser escassos. Neste sentido, a presente investigação procura avaliar a relação entre as características sociodemográficas e familiares dos jovens adultos portugueses e a adição ao Facebook. Participam no estudo 402 indivíduos portugueses (109 homens e 293 mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com uma média de idades de 21.6 anos (DP = 3.27). O protocolo de avaliação é composto por um questionário de dados sociodemográficos e familiares, o SCORE-15, a Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) e por um conjunto de questões relativas à utilização do Facebook (página pessoal, tipo de conteúdos acedidos, número de horas despendidas na rede e número de horas de sono diárias). Os resultados revelaram que o local de residência, o estado civil e o funcionamento familiar parecem ter impacto na adição ao Facebook, designadamente, os participantes que vivem em Portugal Continental apresentam maior adição ao Facebook do que os que residem nas ilhas. Dado que este estudo alerta para a importância de continuar a investigar neste domínio, é esperado que este possa ser um contributo para esta área de investigação e que impulsione novas linhas de estudo.A utilização do Facebook tem vindo a ser estudada de forma crescente em vários países. Apesar do crescente interesse clínico e científico acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal os estudos nesta área continuam a ser escassos. Neste sentido, a presente investigação procura avaliar a relação entre as características sociodemográficas e familiares dos jovens adultos portugueses e a adição ao Facebook. Participam no estudo 402 indivíduos portugueses (109 homens e 293 mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com uma média de idades de 21.6 anos (DP = 3.27). O protocolo de avaliação é composto por um questionário de dados sociodemográficos e familiares, o SCORE-15,
The use of Facebook has been increasingly studied in several countries. Despite the growing clinical and scientific interest in the use of Information and Communication Technologies (ICT), studies in this area in Portugal are still scarce. This way, the present research seeks to evaluate the relationship between the sociodemographic and family characteristics of young Portuguese adults and Facebook addiction. A total of 402 Portuguese individuals (109 males and 293 females), aged between 18 and 30 years, with a mean age of 21.6 years (SD = 3.27) participate in the study. The evaluation protocol is composed of a sociodemographic and family data questionnaire, the SCORE-15, the Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) and a set of questions regarding the use of Facebook (personal page, type of content accessed, number of hours spent in the network and number of hours of sleep per day). The results showed that the place of residence, the marital staus and family functioning seem to have an impact on the addition to Facebook, namely that participants living in Mainland Portugal have a greater addition to Facebook than those residing in the islands. As this study warns about the importance of continuing to investigate in this field, it is expected that this may be a contribution to this area of research and that it will boost new lines of study.A utilização do Facebook tem vindo a ser estudada de forma crescente em vários países. Apesar do crescente interesse clínico e científico acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal os estudos nesta área continuam a ser escassos. Neste sentido, a presente investigação procura avaliar a relação entre as características sociodemográficas e familiares dos jovens adultos portugueses e a adição ao Facebook. Participam no estudo 402 indivíduos portugueses (109 homens e 293 mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com uma média de idades de 21.6 anos (DP = 3.27). O protocolo de avaliação é composto por um questionário de dados sociodemográficos e familiares, o SCORE-15, a Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) e por um conjunto de questões relativas à utilização do Facebook (página pessoal, tipo de conteúdos acedidos, número de horas despendidas na rede e número de horas de sono diárias). Os resultados revelaram que o local de residência, o estado civil e o funcionamento familiar parecem ter impacto na adição ao Facebook, designadamente, os participantes que vivem em Portugal Continental apresentam maior adição ao Facebook do que os que residem nas ilhas. Dado que este estudo alerta para a importância de continuar a investigar neste domínio, é esperado que este possa ser um contributo para esta área de investigação e que impulsione novas linhas de estudo.A utilização do Facebook tem vindo a ser estudada de forma crescente em vários países. Apesar do crescente interesse clínico e científico acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal os estudos nesta área continuam a ser escassos. Neste sentido, a presente investigação procura avaliar a relação entre as características sociodemográficas e familiares dos jovens adultos portugueses e a adição ao Facebook. Participam no estudo 402 indivíduos portugueses (109 homens e 293 mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com uma média de idades de 21.6 anos (DP = 3.27). O protocolo de avaliação é composto por um questionário de dados sociodemográficos e familiares, o SCORE-15, a Bergen Facebook Addiction Scale (BFAS) e por um conjunto de questões relativas à utilização do Facebook (página pessoal, tipo de conteúdos acedidos, número de horas despendidas na rede e número de horas de sono diárias). Os resultados revelaram que o local de residência, o estado civil e o funcionamento familiar parecem ter impacto na adição ao Facebook, designadamente, os participantes que vivem em Portugal Continental apresentam maior adição ao Facebook do que os que residem nas ilhas. Dado que este estudo alerta para a importância de continuar a investigar neste domínio, é esperado que este possa ser um contributo para esta área de investigação e que impulsione novas linhas de estudo.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84226
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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