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Título: Perturbações do Espetro do Autismo - Módulo de psicoeducação para o programa REHACOG
Outros títulos: Autistic Spectrum Disorders - Psychoeducation module for REHACOG
Autor: Vieira, Daniela Alexandra Ferreira
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Palavras-chave: Autismo; REHACOG; Psicoeducação; Informação; Sensibilização; Autism; REHACOG; Psychoeducation; Informe; To Move
Data: 25-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perturbações do Espetro do Autismo - Módulo de psicoeducação para o programa REHACOG
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) são perturbações do desenvolvimento que afetam indivíduos em diferentes níveis – comportamental, linguístico e social – e em diferentes magnitudes (APA, 2013).Não existe até hoje uma causa única identificada, contudo, várias teorias têm surgido tais como: Psicogenética, Biológica, Psicológicas, Afetivas e as Cognitivas (Bosa & Callias, 2000).Pelo facto de não haver uma causa, não existe cura, porém, é possível e desejável que se faça um diagnóstico e um programa de intervenção o mais precoce possível, para aumentar a possibilidade de evolução e autonomia (Filipe, 2015).Entre as mais variadas terapias destacam-se o Modelo de Modificação Comportamental, o Modelo de Ensino Estruturado e outras que não tendo comprovação científica são recomendadas (por exemplo, hipoterapia) (Fuentes, Bakre, Munir, Aguayo, Gaddour, Öner & Mercadante, 2012).Não existem fármacos para esta perturbação, porém, muitos indivíduos com PEA recorrem aos mesmos para o tratamento de perturbações em comorbilidade (Filipe, 2015).Tendo em conta o aumento exponencial de diagnósticos (APA, 2013), torna-se fundamental in(formar) e sensibilizar a população em geral e especificamente aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com estes indivíduos, como é o caso de pais, professores, auxiliares, educadores sociais, entre outros. Por este motivo, será desenvolvido o Módulo de Psicoeducação para o Autismo, que funcionará como mais um módulo do programa REHACOG (programa este que será apresentado na metodologia), plano de intervenção nas PEA.
The Autism Spectrum Disorders (ASD) are development disorders that affect individuals in different levels – behavioural, linguistic and social – and in different magnitudes (APA, 2013).To date there is no single cause identified, although many theories have emerged such as: Psychogenetic, Biological, Psychological, Affective and Cognitive (Rosa & Callias, 2000).Because there is no cause, there is no cure, even though it is possible and desirable that a diagnostic and an intervention program is done as soon as possible, to increase the possibility of evolution and autonomy (Filipe, 2015).In between the various therapies, the ones that stand out are Behavioural Modification Model, Structured Teaching Model, and others that are recommended even without scientific authentication (for example, hippotherapy) (Fuentes, Bakre, Munir, Aguayo, Gaddour, Öner & Mercadante, 2012).There aren’t any pharmaceuticals for this disorder, though many individuals with ASD resort on those who are used for the treatment of comorbidity disorders (Filipe, 2015).Taking into consideration the exponential increase of the diagnostics (APA, 2013), it becomes crucial to inform, educate and move the general population and specifically the ones that directly or indirectly deal with these individuals, such as the parents, teachers, assistants, social educators, among others. For this reason, it will be developed the Psychoeducation for Autism Module that will work as another module for the REHACOG program (this program will be presented in the methodology), intervention plan in the ASD.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84190
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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