Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84072
Título: Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
Outros títulos: Final Report of a Teaching Training in Salesianos de Mogofores - Colégio, with class A of the 7th year during the academic year 2016/2017
Autor: Silva, David Manuel Marques da 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Prática Pedagógica; Análise Reflexiva; Indisciplina Escolar; Teaching Training; Physical Education; Teaching Practice; Reflective Analysis; School Indiscipline
Data: 28-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio desenvolvido no Salesianos de Mogofores - Colégio junto da turma A do 7º Ano no ano letivo de 2016/2017
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: A elaboração deste documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico e Relatório de Estágio, inseridas nos 3º e 4º semestres do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio foi desenvolvido no colégio Salesianos de Mogofores, com a turma A do 7º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma descrição do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2016/2017 enquanto professor estagiário, uma análise reflexiva das práticas e procedimentos, contribuindo para a aquisição de competências profissionais e pessoais enquanto docente. O relatório está estruturado da seguinte forma: i) Contextualização da prática desenvolvida; ii) Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; iii) Aprofundamento do tema-problema. O primeiro capítulo expõe as expectativas iniciais em relação ao Estágio Pedagógico e a caracterização das condições para a realização do mesmo. No segundo capítulo são referenciadas as decisões tomadas e as respetivas reflexões acerca da sua validade e pertinência, dando lugar a uma análise crítica da prática pedagógica desenvolvida. Ainda neste ponto, são referenciados os projetos e parcerias educativas realizados, assim como as atividades de organização e gestão escolar. Por fim, é abordado o tema problema – “a visão de (in) disciplina em contexto escolar religioso: estudo comparativo entre professores e alunos”, desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, através da realização de um questionário, onde foram analisadas as conceções de (in)disciplina, segundo a opinião dos professores e alunos da turma A do 7º ano do Salesianos de Mogofores.
The elaboration of this document arises within the scope of the curricular units of Teaching Training and Final Report of Teaching Training, inserted in the 3rd and 4th semesters of the Master Degree in Teaching Physical Education for Elementary and High School, from Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. The teaching training occurred at Salesianos de Mogofores high school, with class A of the 7th year of the 3rd cycle of elementary education. This document describes the work developed during the academic year 2016/2017 as a trainee teacher, a reflective analysis of my practices and procedures, contributing to the acquisition of professional and personal skills as a teacher. The report is structured as follows: i) Contextualization of the practice developed; ii) Reflective analysis on pedagogical practice; iii) Deepening the problem topic. The first chapter exposes the initial expectations regarding the teaching training and the characterization of the conditions for the accomplishment of the same. The second chapter references the decisions taken and the reflections about their validity and pertinence, giving rise to a critical analysis of the pedagogical practice developed. The projects and educational partnerships carried out, as well as the activities of school organization and management, are also exposed in the second chapter. Finally, the problem topic - "the vision of (in)discipline in a religious school context: a comparative study between teachers and students", developed along the teaching training, through a questionnaire, where the concepts of (in)discipline, according to teachers and students of the class A of the 7th year of the Salesianos de Mogofores.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84072
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1617_David_Manuel_Silva.pdf5.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

434
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

474
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons