Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84061
Title: O Direito e a Música: os contratos com editoras discográficas
Other Titles: Law and Music: the contracts with record labels
Authors: Gomes, Gonçalo Maria Leite Marinho Falcão 
Orientador: Garcia, Maria Olinda Silva Nunes
Keywords: Músicos; Editoras Discográficas; Contratos; Direitos de Autor; Musicians; Record Labels; Contracts; Copyright
Issue Date: 28-Mar-2017
Serial title, monograph or event: O Direito e a Música: os contratos com editoras discográficas
Place of publication or event: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Abstract: Os contratos entre os músicos e as editoras discográficas são muito comuns nos dias hoje e levantam problemas jurídicos específicos que merecem uma análise particular.Para este propósito, analisaremos o regime legal português dos Direitos de Autor, pondo de parte as dimensões internacionais do nosso tema de modo a torná-lo mais breve.Estes contratos são celebrados, principalmente, ao abrigo dos direitos de autor, que conferem uma posição jurídica aos seus titulares, consistindo, por exemplo, na defesa da integridade das suas obras e da sua exploração económica, que pode ser concedida a terceiros mediante transmissão, oneração e licença.No âmbito das licenças autorais, as partes podem celebrar contratos de edição e de fixação fonográfica e, fora daqueles, as relações serão tuteladas pela lex contractus, pelo regime das associações em participação ou pela prestação de serviços e pelos usos correntes.Concluiremos que todas as figuras acima são válidas, consoante a perspectiva que adoptarmos.Os contratos entre os músicos e as editoras discográficas são muito comuns nos dias hoje e levantam problemas jurídicos específicos que merecem uma análise particular.Para este propósito, analisaremos o regime legal português dos Direitos de Autor, pondo de parte as dimensões internacionais do nosso tema de modo a torná-lo mais breve.Estes contratos são celebrados, principalmente, ao abrigo dos direitos de autor, que conferem uma posição jurídica aos seus titulares, consistindo, por exemplo, na defesa da integridade das suas obras e da sua exploração económica, que pode ser concedida a terceiros mediante transmissão, oneração e licença.No âmbito das licenças autorais, as partes podem celebrar contratos de edição e de fixação fonográfica e, fora daqueles, as relações serão tuteladas pela lex contractus, pelo regime das associações em participação ou pela prestação de serviços e pelos usos correntes.Concluiremos que todas as figuras acima são válidas, consoante a perspectiva que adoptarmos.
The contracts between musicians and record labels are very common nowadays and raise legal problems that deserve a particular analysis.For this purpose, we will examine Portugal's copyright law, putting aside the international dimensions of our issue, in order to maintain our study brief.These contracts are formed mainly under copyright, that give their respective owners a certain legal position that consists of, for instance, the defense of the integrity of works of art created by the musicians and their economic exploit, that can be conceded unto third parties, through transmission, encumbrance and licensing.Amidst the copyright licences, the parties can conclude contracts of edition or phonographic fixation, and outside of these, the relationships shall be oriented by the law of contract (lex contractus), the rules of equity partnership agreement or provision of services and current practices.We will conclude that all of the above are valid, depending on the perspective we establish.The contracts between musicians and record labels are very common nowadays and raise legal problems that deserve a particular analysis.For this purpose, we will examine Portugal's copyright law, putting aside the international dimensions of our issue, in order to maintain our study brief.These contracts are formed mainly under copyright, that give their respective owners a certain legal position that consists of, for instance, the defense of the integrity of works of art created by the musicians and their economic exploit, that can be conceded unto third parties, through transmission, encumbrance and licensing.Amidst the copyright licences, the parties can conclude contracts of edition or phonographic fixation, and outside of these, the relationships shall be oriented by the law of contract (lex contractus), the rules of equity partnership agreement or provision of services and current practices.We will conclude that all of the above are valid, depending on the perspective we establish.
Description: Dissertação de Mestrado em Direito: Especialidade em Ciências Juridico-Forenses apresentada à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/84061
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Gonçalo Marinho.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

607
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

2,495
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons