Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84051
Título: Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
Outros títulos: Reinforcing education for entrepeneurship in Higher Education Institutions: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
Autor: Vieira, Ana Rita Oliveira 
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Mónico, Lisete Santos Mendes
Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis
Palavras-chave: Empreendedorismo; Ensino Superior; Educação para o Empreendedorismo; Poliempreende; Condições para uma instituição empreendedora; Entrepreneurship; Higher Education; Entrepreneurship Education; Poliempreende; conditions for an Entrepreneurial Institution
Data: 12-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Fortalecer a Educação para o Empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior: Poliempreende - Polientrepreneurship Innovation Network
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: No que diz respeito ao atual contexto Português, são vários os projetos de Educação para o empreendedorismo que estão já a ser desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior. Importa agora fortalecer a educação em empreendedorismo, avaliar segundo uma perspetiva de aprendizagem contínua e pensar numa estratégia para o futuro. O presente estudo de natureza qualitativa pretende compreender a implementação do Programa Poliempreende tendo, assim, como objetivos, verificar a existência de condições para a educação para o empreendedorismo e identificar oportunidades de melhoria para o futuro. Para tal, procedeu-se à análise de conteúdo de 13 entrevistas a chefias intermédias e de topo de cinco instituições de ensino superior politécnico português e duas escolas superiores não integradas. No desenvolvimento da investigação foi adotada a perspetiva holística e inter-relacional inscrita no modelo da Triple Helix (cf. Leydesdorff & Etzkowitz, 1996; Ranga & Etzkowitz, 2013). Tendo em conta as especificidades do contexto português no qual as Instituições de Ensino Superior da amostra se inserem, verificou-se a necessidade de adaptar o quadro conceptual The framework conditions Index (Comissão Europeia, 2008), tendo emergido um quadro mais ajustado ao contexto português, capaz de avaliar, de forma abrangente, a implementação do Projeto Poliempreende. Este estudo cumpre o seu propósito, confirmando a existência de condições para a educação para o empreendedorismo e identificando oportunidades de melhoria no que respeitas às Metodologias e Ensino (.90008 p); Promoção e Divulgação (.872571 p) e Recursos Humanos (.856507p). Para o futuro, os Institutos Politécnicos e as Escolas pretendem potenciar o Poliempreende, facto que torna este estudo numa ferramenta indispensável para a melhoria contínua no que respeita à implementação do projeto.
Concerning the present Portuguese context, there are many Education projects for entrepreneurship that are already being developed by Higher Education Institutions. Nowadays, it is important to reinforce entrepreneurship education, to evaluate it under a perspective of continuous learning and to reflect on a strategy for the future. Therefore, to comprehend the implementation of the Poliempreende Program, the goal of the present qualitative study is to verify the existence of conditions to reinforce entrepreneurship education and to identify future improvement opportunities. For that, we developed a content analysis of 13 interviews made to top and middle managements of five Portuguese higher The investigation was developed under the holistic and inter-relational perspective of the Triple Helix model (cf. Leydesdorff & Etzkowitz, 1996; Ranga & Etzkowitz, 2013). In order to consider the specificities of the Portuguese context in which the Higher Education institutions are included, it was necessary to adapt the conceptual framework denominated The framework conditions index (European Commission, 2008), to create one more adjusted to the Portuguese context, capable of evaluating extensively the implementation of Poliempreende Project. This study reaches its purpose, by confirming the existence of conditions for entrepreneurship education and by identifying opportunities for improvement in Teaching Methodologies (090008 p); Promotion and Disclosure (0.872571 p) and Financial Resources. In the future, Polytechnic Institutes and schools aim to potentiate Poliempreende, which makes this study an essential tool for the continuous improvement of the project implementation.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84051
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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