Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84002
Título: As lembranças lembrar-se-ão de mim: promoção do envelhecimento ativo com seniores do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré
Outros títulos: THE MEMORIES WILL REMEMBER ME:PROMOTING ACTIVE AGING WITH SENIORS FROM CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ
Autor: Barbosa, Joana Soares 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Palavras-chave: Gerontologia educativa; Envelhecimento ativo; Intervenção comunitária; Institucionalização; Universidade Sénior; Educational gerontology; Active ageing; Communitary intervention; Institutionalisation; An university for the elderly
Data: 2-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: AS LEMBRANÇAS LEMBRAR-SE-ÃO DE MIM: PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO COM SENIORES DO CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ
Local de edição ou do evento: Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré
Resumo: O presente relatório refere-se ao estágio curricular desenvolvido no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, para a obtenção do grau de Mestre.Este documento descreve o trabalho realizado durante nove meses, no ano letivo 2016/2017 e comporta a descrição das atividades desenvolvidas, as experiências vividas e as aprendizagens adquiridas, a nível pessoal e profissional, em contexto de instituição e de universidade sénior.O projeto de estágio desenvolveu-se tendo como base três princípios fundamentais: compreender o funcionamento de uma instituição que acolhe seniores; promover o envelhecimento ativo junto de idosos institucionalizados; e coordenar uma disciplina de uma Universidade Sénior.Deste modo, para a concretização dos objetivos propostos refletimos sobre as temáticas centrais, nomeadamente o envelhecimento humano, a gerontologia educativa, a institucionalização de pessoas idosas e universidades seniores como resposta cultural, sendo que estas temáticas encontram-se retratadas no primeiro capítulo do presente Relatório. Seguidamente, apresentamos o enquadramento institucional, o projeto de estágio que envolve os objetivos propostos e as atividades desenvolvidas e a descrição e avaliação das atividades desenvolvidas. Por fim, apresenta-se a hetero e autoavaliação do estágio curricular.A realização deste estágio curricular proporcionou-nos diversas experiências, que permitiram a aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos em contexto prático, sobretudo com pessoas seniores e idosas.
The follow report refers to the intership project developed at Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré regarding of the 2nd year of the Master's Degree in Education and Formation of Adults and Communitary Intervention of the Faculty of Psichology and Educational Scienses of the University of Coimbra, with the purpose of obtaining the degree of Master.This document describes the work developed during nine months, during 2016/2017 school year, wich envolves the description of developed activities, experiences lived and the lessons learned in a personal and profissional level within the scope of the intership the Adult Education and Training in senior university.The internship process was structured according to three founding principles: understanding the work progess of an institution that welcomes seniors, promoting active ageing next to institunationalised elders and coordenate a class of a Senior University.In this regard, to fulfill the considered objetives, we reflected about the central themes, like the human ageing, the educational gerontology, the institunalization of elders and senior universities as a cultural response. This subjects are approached in the first chapter of this document. Then we present an institutional framing and the training project that envolves the proposed objectives and the developed activities and their description and evaluation. Finally, the evaluation of the intership.This way, the realization of this intership has provided different experiences that allowed the aquisiton of new understanding
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84002
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final.pdf5.03 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons