Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83969
Título: Empreendedorismo no Ensino Superior: Estudo Empírico das Representações Sociais sobre o Empreendedorismo e o Impacto da Auto-Eficácia no Potencial Empreendedor
Outros títulos: Entrepreneurship in Higher Education: Empirical Study of Social Representations in Entrepreneurship and the Impact of Self-efficacy on Entrepreneurial Potential
Autor: Silva, Alexandra Cristina Riscado da 
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Mónico, Lisete Santos Mendes
Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis
Palavras-chave: Empreendedorismo; Representações Sociais; Global Entrepreneurship Monitor; Potencial Empreendedor; Auto-Eficácia; Entrepreneurship; Social Representation; Global Entrepreneurship Monitor; Entrepreneurial Potential; Self-Efficacy
Data: 24-Fev-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Empreendedorismo no Ensino Superior: Estudo Empírico das Representações Sociais sobre o Empreendedorismo e o Impacto da Auto-Eficácia no Potencial Empreendedor
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Resumo: O empreendedorismo, descoberta, exploração e avaliação de oportunidades para criar bens e serviços, tem sido considerado o motor de desenvolvimento da economia no âmbito do qual a academia tem um papel fundamental. A presente dissertação encontra-se dividida em dois estudos diferenciados. O primeiro estudo tinha como objetivo investigar a estrutura das representações sociais do empreendedorismo nos estudantes do ensino superior politécnico português, associado ao programa Poliempreende. Para esta amostra usou-se um instrumento de recolha de dados constituído por duas seções: caracterização sócio-demográfica e evocação-livre de palavras a partir do termo indutor “empreendedorismo”. A amostra foi estratificada por licenciaturas e mestrados de 19 entidades, tendo-se obtido respostas por parte de 1603 estudantes. Evocaram-se 7448 palavras, das quais 855 eram diferentes. Através do software EVOC, que calcula dois índices, um de posição e outro de frequência, fez-se o cruzamento desses dois critérios que produz o que se denomina de Quadro de Quatro Casas (Oliveira, Marques, Tosoli, & Teixeira, 2005). A média de ordenação foi de 2.94. Com base nas palavras evocadas, foi feita uma categorização ancorada no Modelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, onde se obteve as seguintes categorias mais representativas: atitudes, actividade, capacidades, aspirações e condições estruturais. No segundo estudo, foi investigado o papel preditivo das variáveis motivações empreendedoras (escala validada por Parreira, Silva, Carvalho, & Mónico, submited), oportunidades e recursos para empreender (escala validada por Parreira, Santos, Carvalho, & Mónico, submited), incentivos ao empreendedorismo (escala validada por Parreira, Ribeiro, Mónico, & Carvalho, submited), auto-eficácia (escala validada por Parreira, da Silva, Mónico, & Carvalho, submited), no potencial empreendedor dos referidos estudantes, controlando o efeito das variáveis preparação académica e o desejo de empreender. A amostra foi constituída por 6532 estudantes, de 17 instituições do ensino superior politécnico português, associadas ao projeto Poliempreende, que responderam a um questionário desenvolvido por Parreira, Pereira e Brito (2011). Gerou-se uma matriz de intercorrelações entre as motivações empreendedoras, as oportunidades e os recursos para empreender, os incentivos ao empreendedorismo, a preparação académica, o potencial empreendedor, o desejo de empreender e a auto-eficácia. Posteriormente foi apresentado um modelo de regressão hierárquica. Os resultados sugerem que todos os preditores tomados em conjunto explicam 21.8% do potencial empreendedor. A auto-eficácia e as motivações de aprendizagem e desenvolvimento são as variáveis que melhor predizem o potencial empreendedor.Em suma, a aposta da academia no desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes revela-se cada vez mais importante para o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal. São discutidas, ainda, algumas limitações de ambos os estudos assim como apresentamos algumas propostas para futuras investigações.
Entrepreneurship, discovery, exploration and evaluation of opportunities to create goods and services, has been considered the motor of development of the economy in which the academy plays a fundamental role. The present dissertation is divided into two different studies. The first study aimed to investigate the structure of social representations of entrepreneurship in Portuguese polytechnical higher education students, associated with the Poliempreende program. For this sample we used a data collection instrument made up of two sections: socio-demographic characterization and free recall of words from the term "entrepreneurship". The sample was stratified by degrees and master's degrees from 19 entities, and responses were obtained from 1603 students. There were 7448 words out of which 855 were different. Through EVOC software, which calculates two indices, one of position and another of frequency, the two criteria that produce what is called the Four-Frame Table (Oliveira, Marques, Tosoli, & Teixeira, 2005) are crossed. The average order was 2.94. Based on the mentioned words, a categorization was anchored in the GEM Model - Global Entrepreneurship Monitor, where the following representative categories were obtained: attitudes, activity, abilities, aspirations and structural conditions.In the second study, it was investigated the predictive role of entrepreneurial motivation variables (scale validated for Parreira, Silva, Carvalho, & Mónico, submited), opportunities and resources to undertake (validated by Parreira, Santos, Carvalho, & Mónico, submited), incentives to entrepreneurship (validated by Parreira, Ribeiro, Mónico, & Carvalho, submited), self-efficacy (validated by Parreira, da Silva, Mónico, & Carvalho, submited), in potential entrepreneurs of these students, controlling the effect of academic preparation variables and the desire to undertake.The sample consisted of 6532 students from 17 polytechnic higher education institutions in Portugal, associated with the Poliempreende project, who answered a questionnaire developed by Parreira, Pereira and Brito (2011). A matrix of inter-relationships between entrepreneurial motivations, opportunities and resources to undertake, incentives for entrepreneurship, academic preparation, entrepreneurial potential, the desire to undertake and self-efficacy were generated. Subsequently a hierarchical regression model was presented. The results suggest that all the predictors taken together account for 21.8% of entrepreneurial potential. Self-efficacy and the motivations of learning and development are the variables that best predict the entrepreneurial potential.In short, the academy's commitment to the development of students' entrepreneurial skills is becoming increasingly important for the development of entrepreneurship in Portugal. Some limitations of both studies are discussed as well as some proposals for future investigations.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/83969
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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