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Title: LITERACIA EMOCIONAL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS/JOVENS COM NEE
Other Titles: EMOCIONAL LITERACY: A PROJECT OF INTERVENTION AT AN INSTITUTION FOR CHILDREN WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
Authors: Pereira, Ana da Conceição dos Santos 
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Institucionalização; educação emocional; NEE; crianças/jovens; Institutionalization; emotional education; Special Education Needs; children/adolescents
Issue Date: 24-Jul-2017
Serial title, monograph or event: LITERACIA EMOCIONAL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS/JOVENS COM NEE
Place of publication or event: ARCIL - ASSOCIAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE CIDADÃO INADAPTADOS DA LOUSÃ
Abstract: This report describes a project of intervention at an institution for children with special educational needs. The report is organized by the three main activities, in which we have worked with two different target audiences: the children and adolescents, as well as the monitors/collaborators of the institution.In the first activity we monitored the children in the study room context. Our purpose was to provide the group with a calm environment in order to facilitate the school tasks and homework and also to give the possibility to evaluate the individual and specific monitoring of the children, in terms of behavior and emotional management. This was done through a pro-active and a participative attitude of the social educator trainee. We also developed a project planned to intervene with a group of collaborators, trying to promote their competences while acting as real family members of those children. Our aim was to develop parental skills, relational and emotional control, using the activities provided by the television programmes “Anos Incríveis” and “Parentalidade Sábia”. With the third activity, named the “Box of ideas”, it was our purpose to create a personal space for collaborators, where they could leave anonymous messages with suggestions and opinions about the way the institution works, doubts or any other queries they might want to express themselves about. On one hand this allowed sharing of ideas and, on the other this recognized the active and participative role of each collaborator, thus valuing their opinions.Regarding the results of this internship, we can say that all the activities and strategies implemented have contributed to the changes we wished to make. However, the small size of the sample and the fact that we didn’t had a control group make these results very specific to the context where they happened, which cannot, thus, be generalized. Therefore, more studies are needed in the this field of intervention projects in institutional contexts.
O presente relatório descreve um projeto de intervenção numa instituição de acolhimento de crianças/jovens com necessidades educativas especiais, organizado em 3 atividades principais e em que trabalhámos com dois públicos-alvo diferentes: as crianças/jovens e os monitores/colaboradores da instituição.Realizámos o acompanhamento de crianças/jovens em contexto de Sala de Estudo, tendo como objetivos proporcionar um ambiente calmo e orientado para a realização de trabalhos escolares e possibilitar a avaliação e acompanhamento individual pontual das crianças e jovens, ao nível do comportamento e da gestão das emoções, através de uma postura pró-ativa e participativa da educadora social estagiária. Implementámos um outro projeto planeado para intervir junto do grupo de colaboradores, promovendo as suas competências enquanto elementos substitutos da família de origem destas crianças e jovens, designadamente competências parentais, relacionais e de regulação emocional, recorrendo ao Programa Anos Incríveis e ao Programa Parentalidade Sábia. Realizámos ainda uma terceira atividade, que designámos uma “Caixa das Ideias”, que teve como objetivo fundamental proporcionar um espaço próprio destinado aos colaboradores, onde estes pudessem deixar mensagens anónimas com sugestões de melhoria, opiniões sobre o funcionamento do Lar de Apoio, dúvidas sobre algo específico ou efetuar um elogio. Desta forma, pretendia-se, por um lado, a partilha de ideias e, por outro, reconhecer o papel ativo e participativo de cada colaborador, valorizando as suas opiniões.Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que as atividades e estratégias contribuíram para as mudanças que nos propúnhamos promover. Porém, a dimensão reduzida da amostra e inexistência de um grupo de controlo e de outras estratégias de controlo de variáveis influentes, obrigam a que se leiam esses resultados de forma contextual, sem generalização, convidando à realização de mais estudos sobre projetos de intervenção deste tipo desenvolvidos em contexto institucional. 
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/83923
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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