Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83923
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
dc.contributor.authorPereira, Ana da Conceição dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:20:45Z-
dc.date.available2019-01-19T22:20:45Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/83923-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThis report describes a project of intervention at an institution for children with special educational needs. The report is organized by the three main activities, in which we have worked with two different target audiences: the children and adolescents, as well as the monitors/collaborators of the institution.In the first activity we monitored the children in the study room context. Our purpose was to provide the group with a calm environment in order to facilitate the school tasks and homework and also to give the possibility to evaluate the individual and specific monitoring of the children, in terms of behavior and emotional management. This was done through a pro-active and a participative attitude of the social educator trainee. We also developed a project planned to intervene with a group of collaborators, trying to promote their competences while acting as real family members of those children. Our aim was to develop parental skills, relational and emotional control, using the activities provided by the television programmes “Anos Incríveis” and “Parentalidade Sábia”. With the third activity, named the “Box of ideas”, it was our purpose to create a personal space for collaborators, where they could leave anonymous messages with suggestions and opinions about the way the institution works, doubts or any other queries they might want to express themselves about. On one hand this allowed sharing of ideas and, on the other this recognized the active and participative role of each collaborator, thus valuing their opinions.Regarding the results of this internship, we can say that all the activities and strategies implemented have contributed to the changes we wished to make. However, the small size of the sample and the fact that we didn’t had a control group make these results very specific to the context where they happened, which cannot, thus, be generalized. Therefore, more studies are needed in the this field of intervention projects in institutional contexts.eng
dc.description.abstractO presente relatório descreve um projeto de intervenção numa instituição de acolhimento de crianças/jovens com necessidades educativas especiais, organizado em 3 atividades principais e em que trabalhámos com dois públicos-alvo diferentes: as crianças/jovens e os monitores/colaboradores da instituição.Realizámos o acompanhamento de crianças/jovens em contexto de Sala de Estudo, tendo como objetivos proporcionar um ambiente calmo e orientado para a realização de trabalhos escolares e possibilitar a avaliação e acompanhamento individual pontual das crianças e jovens, ao nível do comportamento e da gestão das emoções, através de uma postura pró-ativa e participativa da educadora social estagiária. Implementámos um outro projeto planeado para intervir junto do grupo de colaboradores, promovendo as suas competências enquanto elementos substitutos da família de origem destas crianças e jovens, designadamente competências parentais, relacionais e de regulação emocional, recorrendo ao Programa Anos Incríveis e ao Programa Parentalidade Sábia. Realizámos ainda uma terceira atividade, que designámos uma “Caixa das Ideias”, que teve como objetivo fundamental proporcionar um espaço próprio destinado aos colaboradores, onde estes pudessem deixar mensagens anónimas com sugestões de melhoria, opiniões sobre o funcionamento do Lar de Apoio, dúvidas sobre algo específico ou efetuar um elogio. Desta forma, pretendia-se, por um lado, a partilha de ideias e, por outro, reconhecer o papel ativo e participativo de cada colaborador, valorizando as suas opiniões.Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que as atividades e estratégias contribuíram para as mudanças que nos propúnhamos promover. Porém, a dimensão reduzida da amostra e inexistência de um grupo de controlo e de outras estratégias de controlo de variáveis influentes, obrigam a que se leiam esses resultados de forma contextual, sem generalização, convidando à realização de mais estudos sobre projetos de intervenção deste tipo desenvolvidos em contexto institucional. por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjecteducação emocionalpor
dc.subjectNEEpor
dc.subjectcrianças/jovenspor
dc.subjectInstitutionalizationeng
dc.subjectemotional educationeng
dc.subjectSpecial Education Needseng
dc.subjectchildren/adolescentseng
dc.titleLiteracia emocional: um projeto de intervenção numa instituição de acolhimento de crianças/jovens com neepor
dc.title.alternativeEMOCIONAL LITERACY: A PROJECT OF INTERVENTION AT AN INSTITUTION FOR CHILDREN WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDSeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationARCIL - ASSOCIAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DE CIDADÃO INADAPTADOS DA LOUSÃ-
degois.publication.titleLITERACIA EMOCIONAL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS/JOVENS COM NEEpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143520-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Ana da Conceição dos Santos::0000-0001-8251-6921-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.degree.elementojuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriSchorn, Solange Castro-
uc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatório de estágio Ana Pereira.pdf829.9 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

552
checked on Sep 16, 2022

Download(s) 20

1,677
checked on Sep 16, 2022

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons