Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83918
Título: ConVivências
Outros títulos: ConVivências
Autor: Pereira, Dorisa Alexandra Machado 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Palavras-chave: adulto de idade avançada; aprendizagem; envelhecimento ativo; universidade sénior; adult of advanced age; learning; active aging; senior university
Data: 3-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: ConVivências
Local de edição ou do evento: Universidade Sénior de Benedita
Resumo: O presente relatório reporta-se ao projeto de estágio desenvolvido na Universidade Sénior de Benedita, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a finalidade de obtenção do grau de Mestre. O trabalho realizado ao longo de nove meses, durante o ano letivo 2016/2017, é relatado neste relatório de estágio, numa descrição que envolve as experiências e o crescimento na aproximação à prática profissional de nove meses de trabalho. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do estágio na área de Educação e Formação de Adultos, numa universidade sénior. O processo de estágio estruturou-se em dois eixos fulcrais: aprendizagem e trabalho como Técnicas Superiores de Educação. Num primeiro eixo, condizente à aprendizagem, procedeu-se ao conhecimento da instituição e dos seus processos e ao conhecimento das pessoas e à identificação das estratégias de relacionamento com elas. Este eixo, que não decorreu apenas nos primeiros meses de estágio, mas ao longo de todo este, consistiu assim no processo de aprendizagem constante dos procedimentos e do funcionamento de uma universidade sénior, tal como na (re) aprendizagem constante de estratégias e metodologias de educação e formação de adultos. O segundo eixo, referente ao trabalho como técnicas superiores de educação, configurou-se em todas as intervenções realizadas no âmbito do projeto de estágio, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo dos adultos de idade avançada. A realização do estágio permitiu-nos, assim, usufruir de diversas experiências, aprendizagens e novos conhecimentos, que serão descritos neste relatório. Foram oportunidades fundamentais para o nosso desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, em particular para o trabalho com e para o adulto de idade avançada.
This report refers to the internship project developed at Universidade Sénior de Benedita, in the field of 2nd year of Master’s Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psichology and Educational Sciences of the University of Coimbra, with the purpose of obtaining the degree of Master. The work performed over a nine months, during 2016/2017 school year, is reported in this internship report in a discription that involves the experiences and growth of nine months in approaching of work practice. This work was developed within the scope of the internship the area of Adult Education and Training in a senior university.The internship process was structured in two main axes: learning and work as Techniques Higher of Education. In a first axis, appropriate to learning, proceeded the knowledge of the institution and its processes and the knowledge of the people and the identification of the strategies of relationship with them. This axis, which did not only happen in the first months of the internship, but throughout the whole period, it has thus continuous learning process in the procedures and operation of a senior university, as well as in the constant (re) learning of strategies and methodologies of adult education and training. The second axis, referring to work as technique higher of education, was set up in all the interventions carried out in the scope of the internship project, with the objective of promoting the active aging of the elderly.The completion of the internship has enabled us to benefit from various experiences, learning and new knowledge, which will be described in this report. They were key opportunities for our development of personal and professional skills, particularly for working with and for the elderly.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/83918
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de estágio - DorisaPereira.pdf5.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

439
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

533
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons