Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83916
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2, 3 Ciclos C/Secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 7ºC no ano letivo de 2016/2017. A transmissão de feedback: variedade, regularidade, intensidade e forma.
Other Titles: The teaching training developed in the Escola Básica 2 e 3 ciclos c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo with the 7th C grade , in the academic year of 2016/2017. The transmission of feedback: variety, regularity, intensity and form.
Authors: Abreu, Filipa Laranjeira 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Professor Estagiário; Intervenção Pedagógica; Feedback Pedagógico; Physical Education; Teacher Training; Trainee Teacher; Pedagogical Intervention; Pedagogical Feedback
Issue Date: 30-Jun-2017
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2, 3 Ciclos C/Secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 7ºC no ano letivo de 2016/2017. A transmissão de feedback: variedade, regularidade, intensidade e forma.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: No fim de um ciclo de estudos, surge o Estágio Pedagógico. No final desta etapa é apresentado um relatório. O relatório apresentado, representa um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, posto em prática, junto da turma C, do 7º Ano da Escola Básica 2,3 C/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo, conjugando todas as aprendizagens realizadas ao longo deste ano. O relatório possui um conjunto de reflexões de dificuldades sentidas ao longo do estágio, relacionadas com aspetos a considerar na prática perante as dimensões pedagógicas adquiridas. Partindo de uma ordem sequencial, o relatório será dividido da seguinte forma, na primeira parte, vai ser formada uma contextualização escolar do meio pedagógico e do que o caracteriza: características da escola, do grupo disciplinar e da turma, onde foi realizado o Estágio Pedagógico; Na segunda parte, vão ser descritas todas as atividades desenvolvidas, justificando decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas; Na parte final deste relatório será apresentado o tema-problema, inserido na Unidade Curricular de Relatório de Estágio, respeitante à transmissão de feedback pedagógico nas quatro dimensões: variedade, regularidade, intensidade e forma, em grupos de nível definidos e unidades didáticas diferentes. A escolha deste tema resultou de uma reflexão cuidadosa perante a prática pedagógica, na medida em que após recorrer a uma autoanálise da intervenção, a nível da instrução na parte do (feedback pedagógico) foram sentidas muitas dificuldades desde o início do ano, por isso, como forma de eliminar esta falha era essencial aprofundar o trabalho quer a nível teórico quer prático.
At the end of a course of study, the Teaching Practice arises. At the end of this stage a report is submitted. The submitted report is a set of knowledge acquired during the Bachelor and Master of Education Teaching Physics in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, put in place along the class C, 7th grade in Basic School 2nd and 3rd / Sec. José Falcão, in Miranda do Corvo, combining all learning undertaken throughout this year. The report has a set of reflections difficulties experienced throughout the stage, related issues to be addressed in practice before the pedagogical dimensions acquired. From a sequential order, the report will be divided as follows, in the first part, will be formed a school context of pedagogical means and what characterizes it: school characteristics, the subject group and the class, which was held the Teacher Training; The second part will be described all the activities, justifying decisions taken at the various pedagogical dimensions; In the final part of this report is presented the problem-theme, inserted in the Curricular Unit of Internship Report, regarding the transmission of pedagogical feedback in the four dimensions: variety, regularity, intensity and form, in groups of levels and different didactic units. The choice of this topic resulted from a careful reflection on the pedagogical practice, since, following a self-analysis of the intervention, a level of instruction in the part of the (pedagogical feedback) has experienced many difficulties since the beginning of the year, so As a way to eliminate this failure it was essential to deepen the work both theoretically and practically.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/83916
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Filipa Abreu .pdf14.48 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

377
checked on Sep 21, 2020

Download(s) 50

376
checked on Sep 21, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons