Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83897
Título: Formação nas Organizações: Vivências e Olhares
Outros títulos: Training in Organizations: Experiences and Looks
Autor: Peixeiro, Vanessa Patrícia Lopes 
Orientador: Matos, Eva Luísa Guímaro
Alcoforado, Joaquim Luis Medeiros
Palavras-chave: Gestão da Formação / Coordenação Pedagógica; Formação nas Organizações; Formação Profissional; Portugal 2020; Certificação de Entidades Formadoras; Training Management / Educational Coordination; Training in Organizations; Professional Training; Portugal 2020; Certification of Training Entities
Data: 16-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Formação nas Organizações: Vivências e Olhares
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Estágio Curricular na CH Academy
Resumo: Atualmente, a formação de adultos ocupa um lugar fundamental nas organizações, devido às transformações da sociedade que trazem consigo novas exigências aos trabalhadores. A formação é, assim, uma necessidade permanente no mundo laboral.Posto isto, o presente relatório insere-se no domínio da gestão da formação de adultos, tendo como objetivo dar a conhecer as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular realizado na CH Academy, pertencente ao Grupo CH, no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).Para além disso, este relatório pretende, ainda, dar a conhecer a investigação realizada ao longo do estágio em questão. A investigação em causa tem como objetivo perceber como é que diferentes organizações entendem, promovem e disponibilizam a formação contínua obrigatória prevista na legislação aplicável, aos seus colaboradores. Foi, então, utilizada uma amostra de 32 organizações clientes de duas empresas de consultoria e formação profissional sediadas na região de Coimbra, sendo que os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários. Os resultados obtidos vão no sentido de que a maior parte das organizações participantes estão sensibilizadas para a importância da formação dos seus colaboradores, reconhecendo o seu impacto tanto ao nível do desempenho dos colaboradores como ao nível da organização. No entanto, consideram que a política atual deveria sofrer alterações, nomeadamente no que diz respeito ao número de horas obrigatórias de formação.
Nowadays, adult training occupies a fundamental place in organizations, due to the social transformations that bring with them new demands on the workers. Training is, thus, a permanent necessity in the professional world, today.Given this, this report was based on the management of adult training, aiming to explain the activities carried out in CH Academy, from Grupo CH, during the curricular internship of the second year of the Master's Degree in Educational Sciences, from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra (FPCEUC).In addition, this report also intends to make known the research carried out during this specific internship. The purpose of this research is to understand how different organizations understand, promote and make available the required continuous training provided for in the legislation applicable to their own employees. Through the use of questionnaires, data was collected and analyzed from a sample of 32 client organizations from two consulting and professional training companies, which are both located in Coimbra city.The results obtained with this investigation mean that most of the participating organizations in this study are aware of the importance of training their own employees, recognizing several advantages from training them, recognizing the impact in the workers, but also in the organization itself. However, they believe that the current policy should be amended too, in particular the number of required hours of training.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/83897
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Relatorio_de_Estagio.pdf1.61 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

836
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

412
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons