Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83359
Title: Caracterização de um compósito com casca de arroz e granulado de borracha
Other Titles: Characterization of a composite with rice husk and rubber granulate
Authors: Silva, Rafaela Vanessa Saraiva da 
Orientador: Tadeu, António José Barreto
António, Julieta Maria Pires
Keywords: Sustentabilidade; Reaproveitamento de materiais; Casca de arroz; Granulado de borracha; Ensaios laboratoriais; Sustainability; Reutilization of materials; Rice husk; Rubber granules; Laboratory tests
Issue Date: 3-Mar-2017
Serial title, monograph or event: Caracterização de um compósito com casca de arroz e granulado de borracha
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: Os vários problemas em torno do ambiente não param e, cada vez mais, este tema é discutido para a reorganização do comportamento das sociedades. A indústria dos pneus tem vindo a ser alvo de grandes pressões no intuito de criar o maior número possível de alternativas para a reciclagem e reaproveitamento de pneus usados. Como o pneu é um material difícil de eliminar, este levanta várias questões ambientais, económicas e sociais. Um outro resíduo, agroindustrial, que existe com bastante abundância é a casca de arroz. A produção deste resíduo ultrapassa, por ano, os 700 milhões de toneladas a nível mundial, ocupando bastante espaço, sendo normalmente queimado ou transportado para aterro. O aproveitamento destes desperdícios tem vindo a ganhar aceitação por parte da indústria, integrando-os em materiais que possam ser utilizados na construção, de forma a minimizarem os problemas ambientais, contribuindo para a sustentabilidade.Neste contexto, na presente dissertação foram estudados compósitos produzidos a partir do granulado de borracha de pneus usados e de casca de arroz da região do Baixo Mondego. Estudaram-se duas composições com diferentes percentagens em massa de casca de arroz e de borracha. Foram realizados ensaios laboratoriais com o objetivo de analisar as propriedades dos materiais que permitirão aferir a viabilidade da utilização destes compósitos em materiais de construção. Para isso, foi efetuado um estudo experimental realizado nas instalações laboratoriais do ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção da Universidade de Coimbra, recorrendo a um conjunto de equipamentos adequados para proceder à realização de vários ensaios, nomeadamente: o ensaio para determinar a redução da transmissão de sons de percussão, o ensaio para avaliar a condutibilidade térmica, o ensaio de transmissão de vibrações, o ensaio à compressão, o ensaio para determinar a rigidez dinâmica, o ensaio da absorção sonora em tubo de impedância e o ensaio de perda por transmissão sonora em tubo de impedância.
The various problems surrounding the environment do not stop, and more and more this theme is discussed for the reorganization of the behavior of societies. The tire industry has been under great pressure to create as many alternatives as possible to the recycling and reuse of used tires. As the tire is a difficult material to eliminate, it causes several environmental, economic and social issues. Another agroindustrial residue existing with enough abundance is the rice husk. The production of this waste per year, exceeds 700 million tons worldwide, taking up a lot of space and is usually burnt or transported to landfill. The use of these wastes has gained acceptance by the industry, integrating them in materials that can be used in construction in order to minimize environmental problems, contributing to sustainability.In this context, in the present dissertation were studied composites made of rubber granulate of used tires and rice husks from the region of Baixo Mondego. Two different compositions with different percentages in mass of rice husk and rubber granulate have been studied.Laboratory tests were carried out with the objective of analyzing the properties of the materials that will allow to verify the viability of the use of these composites in construction materials. For this, an experimental study was carried out at the laboratory facilities of ITeCons - Institute of Research and Technological Development in Construction Sciences of the University of Coimbra, using a set of suitable equipment to carry out several tests, namely: the test for determination of reduction of transmitted impact noise, the thermal conductivity test, the vibration transmissibility test, the compression test, the apparent dynamic stiffness test, the sound absorption test in the impedance tube and the sound transmission loss in impedance tube.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83359
Rights: openAccess
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