Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83298
Título: Visualização do Som
Outros títulos: Sound Visualization
Autor: Neves, Gonçalo Daniel Soares das 
Orientador: Cardoso, Fernando Amílcar Bandeira
Martins, Pedro José Mendes
Palavras-chave: Visualização de Som; Arte computacional; Música; Design; Sound Visualization; Computational Art; Music; Design
Data: 8-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Visualização do Som
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Informática da FCTUC
Resumo: Se de uma forma simples e rápida pudéssemos dar uma forma ao som, como o representaríamos? A procura pela resposta a esta pergunta é a chave e o móbil desta dissertação. Vivemos rodeados por inúmeras fontes sonoras. Se tivéssemos a oportunidade de fechar os nossos olhos e escutássemos “o mundo“, de que modo é que imaginaríamos tudo o que está ao nosso redor?Para atingirmos o objetivo enunciado, numa primeira fase, houve a necessidade de estudarmos alguns conceitos teóricos, de modo a percebermos como abordar o assunto. Nesse sentido, introduzimos um pequeno estudo sobre a imagem, para percebermos como esta consegue comunicar. Em seguida, estudámos alguns parâmetros importantes na análise do som. Concluindo a esta fase, percebemos a importância da sintonia na relação entre a imagem e o som.Na segunda fase do projeto produziu-se alguns artefactos, como resposta à pergunta inicial. Estes tiveram, como referências chave, alguns artistas que marcaram a história da arte computacional e da música visual. Após isto, novos paradigmas e visualizações foram criados e explorados, promovendo criatividade nos conceitos aplicados às composições geradas. Em suma, esta dissertação visa responder a esta questão formulada acima: Se de alguma forma simples, quiséssemos com uma imagem representar o som, como é que este seria? A tentativa de resposta implica que cada pessoa consiga posteriormente, "lendo a imagem", compreender as características sonoras que a representação gráfica tenta transmitir. Esta dissertação aglutinou várias áreas de interesse como o design, a arte, a computação e a música.
If in a simple and quick way we could give a shape to the sound, how would we represent it? The search for the answer to this question is the key and the motive of this dissertation.We live surrounded by countless sound sources. If we had the opportunity to close our eyes and listen to “the world,” how could we imagine everything around us?In order to reach the stated objective, in the first stage, it was necessary to study some theoretical concepts, in order to understand how to approach the subject. We have introduced a small study of the image to see how it can communicate. Then we studied some important parameters in the sound analysis. Finishing this stage, we understand the importance of the relationship between image and sound.In the second stage of the project some artefacts were produced, answering the initial question. These had, as key references, some artists who marked the history of computational art and visual music. After this, new paradigms and visualizations were created and explored, promoting creativity in the concepts applied and in the generated compositions.To sum up, this dissertation focuses on answering this question: If in any simple way, we wanted an image to represent the sound, how would it be? The attempt to answer implies that each person can later "read the image", understanding the sound characteristics that the representation tries to transmit. This dissertation brought together several areas of interest such as design, art, computing and music.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83298
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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