Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83208
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dc.contributor.advisorOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
dc.contributor.authorMacedo, André Filipe Rocha-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:06:47Z-
dc.date.available2018-12-22T19:06:47Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83208-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOs seres humanos têm tendência para fazer atividades em grupo, e fazer música não é exceção. Para produzir música juntas, as pessoas precisavam estar no mesmo lugar e tocarem instrumentos perto uns dos outros. Hoje em dia, é possível que pessoas em qualquer parte do mundo trabalhem entre si na produção de música. No entanto, os meios para o fazer são ainda bastante rudimentares, com apenas algumas ferramentas online disponíveis para fornecer um serviço eficaz capaz de facilitar a colaboração entre várias pessoas.Neste momento, o processo de produção de música amadora envolve o uso de ferramentas e serviços como Dropbox, Google Drive e Whatsapp, que não são adequados para colaboração musical. Embora já existam algumas plataformas de colaboração orientadas para músicos, ainda não são amplamente utilizadas. Isso indica que essas plataformas ainda não possuema capacidade de atrair músicos amadores. Por outro lado, os músicos amadores também têm dificuldade em promover-se e encontrar novas oportunidades.Este projeto visa resolver ambos os problemas. O foco principal é o desenvolvimento de uma plataforma online, onde os músicos podem colaborar entre si e encontrar novos projetos para trabalhar.O segundo objetivo do projeto é a versão dos projetos, em que os músicos podem seguir alguns dos princípios de desenvolvimento de software e verificar o conteúdo do projeto em qualquer momento e até reverter as mudanças.Foi feita uma análise de serviços que fornecem um ecossistema colaborativo para entender melhor o que já existe no mercado, capaz de criar música, bem como detectar suas falhas para tentar conceber uma plataforma capaz de satisfazer as necessidades do mercado da criação de música colaborativa.O processo de desenvolvimento foi Scrum, e foi criado um product backlog com todas as user stories a serem implementadas. Esta fase incluiu também a definição de tecnologias utilizadas, os riscos de implementação e um plano de teste. Posteriormente foi criada uma arquitetura de sistema capaz de satisfazer os problemas acima mencionados. A fase de implementação que se seguiu consistiu no desenvolvimento de um servidor da API REST backend usando o Ruby on Rails e um cliente frontend web usando o React Redux.por
dc.description.abstractHumans have the tendency to do activities together, and making music is no exception. Toproduce music together, people needed to be in the same place and play instruments near each other. Nowadays, it is possible for people around the world to work with each other in the production of music. However, the means to do that are rather rudimentary, with only a few tools available online to provide an effective service capable of facilitating the collaboration between multiple people.At the moment, the process to produce music in the amateur scene involves the use of tools and services, such as Dropbox, Google Drive, and Whatsapp, that are not suited for music collaboration. Although there are already some collaboration platforms oriented for musicians, they are not widely used amongst them. This indicates that the former platformslack the capacity of attracting amateur musicians. On the other hand, amateur musicians also have difficulty promoting themselves and finding new opportunities.This project aims to solve both problems. The main focus is the development of an online platform, where musicians can collaborate with each other and find new projects to work on.The project’s second objective is the versioning of the projects, in which the musicians can follow some of the software development principles and check the contents of the project at any point in time and even revert changes.It was done an analysis of services that provide a collaborative ecosystem to better understand what already exists in the market that is capable of creating music, as well as to detect their flaws to try and conceive a platform that is capable of fulfilling the needs of the collaborative music creation.The development process was Scrum, and a product backlog with the all the features to be implemented was created. This phase also included the definition of technologies used, risks of implementation and a plan for testing. Afterwards, a system architecture capable of satisfying the problems stated above was created. The implementation phase that followed consisted of developing a backend REST API server using Ruby on Rails and a frontend web client using React Redux.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectControlo de versõespor
dc.subjectMultitrackingpor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectCollaborationeng
dc.subjectVersion Controleng
dc.subjectMultitrackingeng
dc.titleBinder backend server and frontend web client for music collaborationeng
dc.title.alternativeBinder backend server and frontend web client for music collaborationpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDeemaze Software-
degois.publication.titleBinder backend server and frontend web client for music collaborationeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202120856-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMacedo, André Filipe Rocha::0000-0002-4487-4434-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriRela, Mário Alberto da Costa Zenha-
uc.degree.elementojuriFonseca, Carlos Manuel Mira da-
uc.degree.elementojuriOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
uc.contributor.advisorOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5779-8645-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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