Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83009
Título: História com Objectos – Versão Animada do Berço Hindu
Outros títulos: History with Objects - Animated Version of the Hindu Cradle
Autor: Fagundo, Diogo Filipe Mendes 
Orientador: Coelho, Nuno Miguel Cabral Carreira
Martins, Pedro José Mendes
Palavras-chave: Berço Hindu; Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; Colecções Etnográficas; Animação Digital; Divulgação Científica; Hindu Cradle; Science Museum of the University of Coimbra; Ethnographic Collections; Digital Animation; Scientific Promotion
Data: 8-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: História com Objectos – Versão Animada do Berço Hindu
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Informática da FCTUC
Resumo: O espaço museológico pode constituir-se não só como um meio de transmissão de conhecimento mas também como um meio de transmissão de narrativas. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra possui colecções etnográficas em situação de reserva visitável de acesso limitado, albergando nas mesmas artefactos de elevada antiguidade e valor. Aqui podem ser encontradas colecções angolanas (com existência de artefactos relativos a escultura, metalurgia, instrumentos musicais, cestaria e esteiraria, cerâmica, tecidos, entre outros), máscaras brasileiras pertencentes à tribo dos Índios Jurupixuna (tribo actualmente extinta) e outros objectos provenientes de território colonial português. Dadas estas características, não podem ser manuseados pelo que a sua história e contexto são desconhecidos de grande parte do público que visita as exposições deste museu.Deste espólio faz parte um Berço originário de Goa que não se insere em nenhuma colecção em particular, existindo necessidade de divulgação científica por parte desta instituição. O Berço possui ilustrações nas suas quatro faces de reduzida dimensão mas elevado grau de detalhe que facilmente podem escapar à vista.O recurso a Animação como uma forma de narrativa cinematográfica oferece potencial de dar a conhecer o objecto em si, bem como dar a conhecer detalhes que estariam limitados a um estudo mais cuidado do mesmo. Não podendo o artefacto ser manuseado, este meio de comunicação serve como forma de leitura e de o dar a conhecer a um público mais alargado.Esta dissertação debruça-se sobre o Berço Hindu, a sua origem, significados relativos à religião Hindu e ao processo de construção de uma animação em formato digital de carácter documental que dê a conhecer os episódios representados nas suas ilustrações.
The museum space can be seen not only as a knowledge transfer medium, but as well as a manner of narrative transfer. The Science Museum of the University of Coimbra is home to ethnographical reserved, and limited access collections, both valuable and antique. In there, one may find collections from Angola (composed by artefacts related to sculpture, metalwork, music instruments, basketry, ceramics, fabrics, among others), Brazilian masks owned by the Indian tribe Jurupixuna (extinct), such as other objects originating from Portuguese colonial territories. Due to these characteristics, the handling of these items is not allowed, leading that their history and meaning are unknown to most visitors of the museum. Within this legacy, one can find a Cradle, originating from Goa, that does not fit in any of the museum’s collections, therefore creating a need of scientific promotion, from the institution. In the Cradle one can find illustrations that, despite their small dimension, are very rich in terms of detail, and can, therefore go under noticed. Resorting to Animation, as a narrative cinematographic technique, offers the possibility of getting to know the art piece, and details that would be limited to a deeper study of it. The impossibility of handling the artefact, this communication method is important, since it present the art piece to a wider audience. This dissertation focuses on the “Hindu Cradle”, its origins, and meaning relates to the Hindu religion, and the process of building a digital animation documentary-style, that illustrates the episodes represented on its artwork.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83009
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação - Diogo Fagundo.pdf71.27 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

587
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

480
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons