Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83008
Título: Criação de Uma Nova Identidade Visual Para a Cidade de Coimbra
Outros títulos: Creation of a New Visual Identity for the City of Coimbra
Autor: Serra, Raquel Xavier 
Orientador: Bicker, João Manuel Frade Belo
Hardman, Paul David
Palavras-chave: Identidade Visual; Place Branding; City Branding; Marca; Visual Identity; Place Branding; City Branding; Brand
Data: 7-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Criação de Uma Nova Identidade Visual Para a Cidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Informática da FCTUC
Resumo: Com a crescente concorrência entre cidades, city branding surge como umaferramenta estratégica que tem em consideração os valores culturais, políticos eeconómicos da cidade fazendo uso destes enquanto recursos dentro da estratégiade promoção do local. Uma marca de cidade bem sucedida funciona como umaferramenta de marketing e deve reflectir uma mensagem baseada no estilo de vida,cultura, história, qualidade do lugar e vida enquanto mecanismos competitivosdas cidades. Esta dissertação centra-se na construção de uma identidade visual dinâmicasólida para a cidade de Coimbra capaz de afirmar a individualidade destae de a promover nos mais diversos campos.Desta forma, torna-se essencial compreender um conjunto de conceitos relacionadoscom o tema que se estendem desde a origem da marca ao recente tema deplace branding e importância de uma estratégia de marca de cidade bem estruturada.Por forma a entender o domínio visual da marca actual, é importante entendera evolução do conceito de marca e os factores que determinaram esta mudançadentro do paradigma corporativo e consequente necessidade de adaptação eflexibilização desta aos vários progressos tecnológicos que se fizeram sentir. A aquisição destes conhecimentos teóricos, juntamente com a análise de estudos de casodentro do âmbito corporativo e de lugar, constituem o alicerce para a construçãodo projecto práctico final.A razão por detrás da escolha do tema para este projecto em específico, que se materializa enquanto producto final da Dissertação, relaciona-se essencialmente com dois aspectos em particular.O primeiro, prende-se com o carácter recente e multidisciplinar que abrange otema de place branding, neste caso em específico, city branding. Este factor possibilita a aquisição e desenvolvimento de um espetro alargado de conhecimentosteóricos e competências prácticas que se podem estender quer a áreas de vertentetipicamente artística como design gráfico quer tecnológicas como web design,motion graphics ou design de interface. Uma característica especialmente importante dado o objectivo do curso relativamente à combinação das áreas científicase técnicas do design e das tecnologias de informação. Esta multidisciplinaridadepermite não só a aquisição de conhecimentos teóricos em várias áreas em simultâneo,dado o carácter multidisciplinar associado a city branding, como possibilitaa experimentação de diversos perfis profissionais numa fase de transição decisivaentre o universo académico e o profissional.O segundo factor prende-se com o objecto de estudo em questão. Coimbra trata-se de uma cidade que se salienta dentro do panorama nacional por aspectos como o seu património histórico-cultural, posição geográfica privilegiada ou carácterhistoricamente universitário. No entanto, a actual situação na qual se encontra asua identidade visual não constitui um factor favorecedor na promoção da cidade.Como será analisado mais à frente, existe uma grande incoerência visual e adaptaçãoinadequada da marca aos diferentes suportes físicos e digitais aos quais seestende, o que a impossibilita de alcançar o seu máximo potencial. O objectivodo presente projecto passa então pela elaboração de uma reestruturação da marca,coerente em todos os suportes visuais garantindo uma identidade sólida, coesa ereconhecível por todos os seus interlocutores.
With increasing competition among cities, city branding emerges as a strategictool that takes into account the cultural, political and economic values of the citymaking use of these as resources within the site promotion strategy. A successfulcity brand functions as a marketing tool and should reflect a message based onlifestyle, culture, history, place quality and life as the city’s competitive mechanisms.This dissertation focuses on the construction of a solid dynamic visual identityfor the city of Coimbra capable of affirming its individuality and promoting itin the most diverse fields.In this way, it becomes essential to understand a set of concepts related to the citybranding theme that extend from the origin of the brand to the recent themeof place branding and the importance of a well structured city brand strategy. Inorder to understand the visual domain of the current brand, it is important tounderstand the evolution of the brand concept and the factors that have determinedthis change within the corporate paradigm and consequent need to adaptand make it flexible to the latest technological advances. The acquisition of thistheoretical knowledge, together with the analysis of case studies within the corporateand place brand fields, are the foundation for the construction of the finalpractical project.The reason behind the choice of theme for this specific project, which materializesas the final product of the Dissertation, is essentially related totwo aspects in particular.The first relates to the recent and multidisciplinary nature of theplace branding theme, in this specific case, city branding. This factorthe acquisition and development of a broad spectrum of knowledgetheoretical and practical skills that can be extended to areas oftypically artistic as graphic design or technological as web design,motion graphics or interface design. An especially important featuregiven the aim of the course in relation to the combination of scientific areasand information technology and design techniques. This multidisciplinarityallows not only the acquisition of theoretical knowledge in several areas simultaneously,given the multidisciplinary character associated with city branding, as it allowsthe experimentation of various professional profiles in a decisive transition phasebetween the academic universe and the professional one.The second factor concerns the object of study in question. Coimbra dealsof a city that stands out in the national panorama by aspects likeits historical-cultural heritage, privileged geographic position or characterhistorically university. However, the current situation in whichtheir visual identity is not a favorable factor in the promotion of the city.As will be discussed later, there is great visual incoherence and adaptationthe different physical and digital media to whichwhich makes it impossible to reach its full potential. The objectiveof the present project then involves the restructuring of the brand,coherent across all visual media, ensuring a solid, cohesive identity andrecognizable by all its interlocutors.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83008
Direitos: closedAccess
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