Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83007
Título: Usabilidade e Acessibilidade no Áudio Guia do Museu Marítimo de Sesimbra
Outros títulos: Usability and Accessibility in the Audio Guide of Maritim Museum of Sesimbra
Autor: Diniz, Filipa da Silveira e Castro Alves 
Orientador: Coelho, Nuno Miguel Cabral Carreira
Cruz, Tiago José dos Santos Martins da
Palavras-chave: Design de Interação; Aplicações Móveis; Áudio-Guias; Usabilidade; Acessibilidade; Interaction Design; Mobile Applications; Audio-Guides; Usability; Accessibility
Data: 11-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Usabilidade e Acessibilidade no Áudio Guia do Museu Marítimo de Sesimbra
Local de edição ou do evento: Crossing Answer, Lda
Resumo: Presently tourism has been taking advantage of the development of new technologies where mobile applications has been an expanding market. In this sense, this dissertation falls within the scope of tourist guides as mobile applications, framing accessibility solutions on the visual and audio-description form. On its turn, audio-description is a solution that has been applied in several contexts where information is mostly visual, such as in museums. In this way, the audio description plays an extremely important role for people with blindness or low vision and, at the same time, enriches the visit of any user by providing complementary information.With this project it is proposed the development of a solution that will support a greater number of users in a guided visit to the Maritime Museum of Sesimbra, covering some sensorial and cognitive limitations. It was developed in a working context with Crossing Answers, whose preoccupation with issues of visual accessibility prevailed. Prior to the Sesimbra Maritime Museum project, Crossing Answers worked on a generic solution that would be applied to several projects and offered accessibility for blind users. However, it is an application that presents several problems that were duly justified throughout this dissertation. Thus, the main objective is to identify all its flaws, both in accessibility and usability, through the testing of users, which base the need to develop a new interaction solution more efficient and accessible to users.Additionally, considering that it is a project carried out in a real context, a set of functions was carried out within the framework of the internship for the Maritime Museum of Sesimbra, such as the design of the museum's visual identity and the elaboration of the interaction design of interactive equipment.
Presentemente o turismo tem vindo a aproveitar do desenvolvimento das novas tecnologias onde as aplicações móveis têm sido um mercado de expansão. Neste sentido, esta dissertação insere-se no âmbito de guias turísticos enquanto aplicativos móveis, enquadrando soluções de acessibilidade sobre a forma visual e de áudio-descrição. Por sua vez, a áudio-descrição é uma solução que tem vindo a ser aplicada em diversos contextos onde a informação é maioritariamente visual, como por exemplo nos museus. Desta forma, a áudio-descrição assume um papel de extrema importância para pessoas portadoras de cegueira ou de visão subnormal e, em simultâneo, enriquece a visita de qualquer utilizador fornecendo informações complementares. Com este projeto é proposto o desenvolvimento de uma solução que apoie um maior número de utilizadores numa visita guiada ao Museu Marítimo de Sesimbra, abrangendo algumas limitações sensoriais e cognitivas. Foi desenvolvido em contexto laboral com a Crossing Answers, cuja preocupação com questões de acessibilidade visual prevalecia. Precedentemente ao projeto do Museu Marítimo de Sesimbra, a Crossing Answers trabalhou numa solução genérica, que seria aplicada a vários projetos e oferecia acessibilidade para utilizadores cegos. No entanto, é uma aplicação que apresenta diversos problemas que foram devidamente justificados ao longo desta dissertação. Assim, o principal objetivo passa pela identificação de todas as suas falhas, quer em acessibilidade como em usabilidade, através da realização de testes com utilizadores, que fundamentam a necessidade do desenvolvimento de uma nova solução de interação mais eficiente e acessível aos utilizadores. Adicionalmente, tendo em conta que se trata de um projeto realizado em contexto real, desenrolou-se um conjunto de funções a realizar no âmbito do estágio para o Museu Marítimo de Sesimbra, tal como a concepção da identidade visual do museu e a elaboração do design de interação de equipamentos interativos.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83007
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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