Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82945
Título: Processo de transição para as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 e propostas de melhoria para um processo de reparação de produtos eletrónicos
Outros títulos: The transitioning process to the new ISO 9001:2015 and ISO 14001:2015 and improvement proposals for an electronic repair's process
Autor: Pires, João Nuno Ventura 
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: Qualidade; Ambiente; certificação; ISO 9001:2015 ISO 14001:2015; processo de reparação; Quality; Environment; certification; ISO 9001:2015 ISO 14001:2015; process of repair
Data: 24-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Processo de transição para as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 e propostas de melhoria para um processo de reparação de produtos eletrónicos
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica
Resumo: Este documento relata as tarefas desenvolvidas pelo autor no âmbito de um estágio curricular realizado na SEW-EURODRIVE Portugal. Foram traçados dois objetivos para este estágio: (1) auxiliar a empresa na transição para a versão 2015 das normas ISO 9001 e ISO 14001 e (2) propor melhorias ao processo de reparação em produtos eletrónicos.A atividade principal da SEW-EURODRIVE é fornecer sistemas de acionamento eletromecânicos e electrónicos e realizar reparações no pós-venda. Esta empresa tem o seu sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente certificado desde o ano de 2012. No entanto, as normas que suportam esse sistema foram revistas no ano de 2015, sendo por isso necessário realizar a transição para esse novo referencial. Nesse âmbito a primeira parte do estágio (1) consistiu em auxiliar a empresa nesse processo de transição. Para isso, foram identificadas as alterações necessárias ao cumprimento de todos os requisitos normativos. Numa segunda fase foi planeado o processo de implementação das ações necessárias e foram preparadas as auditorias (internas e externas) necessárias à certificação da empresa.A segunda parte do estágio (2) consistiu na análise do processo de reparação de componentes eletrónicos. Essa análise permitiu identificar alguns problemas associados a este processo, em particular, longos tempos de execução e incumprimentos dos prazos de entrega acordados com os clientes. Na sequência dessa análise, foram propostas medidas corretivas para colmatar os problemas identificados.A transição para as novas versões das normas decorreu com sucesso, tendo a empresa conseguido a certificação no mês de maio de 2017. O impacto das ações de melhoria no processo de reparação não pode ser quantificado, porque a duração do estágio não permitiu a sua implementação.
This document details the tasks developed by the author during an internship in the company SEW-EURODRIVE Portugal. Two objectives were proposed: (1) help the transitioning process to the new ISO 9001:2015 and ISO 14001:2015 (2) study and propose improvements to the process of repairing electronic products.The main SEW activity is to assemble, sell electromechanical and electronic drive systems and repair the products after they have been sold. The company has their Quality and Environment Management System certified since 2012. However the norms that support this certification were revised in 2015, which forced the transition. The first part of the internship (1) consisted in helping this transition. The changes needed to fulfill all the norm’s requirements that were identified. The second stage was to plan the entire process in order to be successful when implementing the actions needed and prepare both the internal and external audits.The second part of the internship (2) consisted on analyzing the process of repairing electronic components and products. The data analyze and observation allowed to identify some problems related to the process, specifically long execution time and the delay in delivering the products after they were repaired. After completed this process a few actions to correct the problems were proposed.The transition to the new norms was successfully done and the company renewed the certificate on May 2017. The impact of the improvements in the repair’s process was not quantified due to the lack of time to implement the actions.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82945
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE_JP FINAL- João Pires.pdf2.8 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

584
Visto em 13/ago/2024

Downloads 50

760
Visto em 13/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons