Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82693
Título: O realismo mágico no cinema - o caso de Veit Helmer
Outros títulos: Magic realism in cinema - the case of Veit Helmer
Autor: Almeida, Ricardo Ferreira de 
Orientador: Branco, Sérgio Emanuel Dias
Palavras-chave: Realismo; Mágico; Veit; Helmer; Cinema; Realism; Magic; Veit; Helmer; Cinema
Data: 19-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: O realismo mágico no cinema - o caso de Veit Helmer
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: Esta dissertação é um olhar sobre o cinema do alemão Veit Helmer (1968) através da perspetiva estilística do realismo mágico, proposto pelo próprio para classificar a sua obra. Primeiro, investiga-se a história do realismo mágico desde a origem no discurso da arte plástica, passando pela sua adaptação à literatura, até à aplicação na crítica de cinema, analisando a sua teorização e os problemas críticos que o acompanham desde sempre e fazem com que seja pouco usado, erradamente usado e, ainda assim, continue intrigante e no horizonte dum crescente interesse académico. Também se identifica um conjunto de conceitos e questões com relação com esse modo que ajudam a análise do cinema de Helmer sob a sua perspetiva. Em segundo, analisa-se os cinco filmes de ficção do cineasta e seu processo de produção para mostrar como e em que medida as características e questões do realismo mágico se articulam, efetivamente, no seu cinema. Em terceiro, propõe-se, com o realismo mágico e a sua versão cinemática, um enquadramento teórico renovado, mais claro e adequado à observação da sua arte que permita contextualizar, compreender, definir e chamar a atenção para o cinema curioso deste cineasta singular. Finalmente, reflete-se sobre a pertinência e os problemas do uso do realismo mágico como potencial género cinematográfico contemporâneo.
This dissertation is a look on the cinema of the German Veit Helmer (1968) through the stylistic perspective of magic realism, proposed by himself to classify his work. First, it investigates the history of magic realism from its inception in the visual art’s discourse, passing through its adaptation into literature, to its application to film criticism, analysing its theorisation and the critical problems that accompany it since always and make it little used, wrongly used and, yet, still intriguing and on the horizon of a growing academic interest. It also identifies a group of concepts and questions somehow related to that mode that help the analysis of Helmer’s cinema under its perspective. Secondly, it analyses the filmmaker’s five feature films and their production process to show how and to what extent the characteristics and questions of magic realism effectively articulate themselves in his cinema. Thirdly, it proposes, with magic realism and its cinematic version, a renewed, clearer and suitable theoretical frame to the observation of his art which can allow to contextualize, understand, define and call attention to this unique filmmaker’ curious cinema. Finally, it reflects about the pertinence and the problems of magic realism’s use as a potential contemporary film genre.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82693
Direitos: openAccess
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