Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82443
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
dc.contributor.authorCabral, Joana Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:03:48Z-
dc.date.available2018-12-20T04:03:48Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82443-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, denominado “O trabalho de grupo como estratégia de ensino/aprendizagem- Aplicação no âmbito do tema “Riscos Naturais” é a descrição e análise da prática de ensino supervisionada desenvolvida durante um ano letivo no 3ºciclo na disciplina de Geografia, no Colégio São Teotónio, em Coimbra. Além desta reflexão, será ainda apresentada uma proposta de estratégia de ensino/aprendizagem aplicada ao tema Riscos Naturais, mais especificamente à exploração de um determinado risco climático- as secas. A proposta baseia-se na utilização do trabalho de grupo como estratégia para exploração e consolidação de conhecimentos no tema lecionado. Estratégia que se revelou como adequada não só na construção de conhecimentos como, no desenvolvimento de competências sociais pelos alunos, pois a atividade em grupo, permite dotar os alunos de capacidades que lhes permitem desenvolver momentos de integração e interação, conduzindo-os à participação ativa na construção do saber. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte do trabalho corresponde à apresentação, descrição e análise das atividades desenvolvidas na prática de ensino supervisionada. A segunda parte integra uma reflexão sobre os conceitos e suporte teórico associados ao tema a explorar, uma apresentação da estrutura e aplicação da estratégia, bem como recursos envolvidos, e uma reflexão final sobre os resultados obtidos.Palavras-Chave: Riscos Naturais, Secas, Trabalho de grupo, Estratégia Ensino/Aprendizagem, Geografia Escolar. por
dc.description.abstractThis internship report, whose headline is “The working group as a strategy in the teaching/learning process under the Natural Risks issue” is the description and analysis of the practice of the supervised teaching in Geography at the basic education during one school year, in the São Teotónio private school in Coimbra. This report has two parts. The first part corresponds to the presentation, description and analysis of the activities developed during the practice of supervised teaching. The second part integrates a proposal to apply a specific teaching/learning strategy focused on the use of working group to explore and consolidate a selected issue under the Natural Risks theme: droughts. A strategy that proved to be an appropriate and advantageous teaching/ learning strategy, not only in terms of acquiring knowledge but also in the development of social skills by the students, because group activity, this was made in order to develop in the student the necessary skills for them to be able to put in practice integrative and interactive moments, leading them to an active participation in the construction of knowledge.Keywords: Natural Hazards, Droughts, Working Group, Teaching / Learning Strategy,School Geography..........................................................................................................................................................................................................................................................................--eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectRiscos Naturaispor
dc.subjectSecaspor
dc.subjectTrabalho de grupopor
dc.subjectEstratégia de ensino/aprendizagempor
dc.subjectGeografia escolarpor
dc.subjectNatural Hazardseng
dc.subjectDroughtseng
dc.subjectWorking groupeng
dc.subjectTeaching/learning strategyeng
dc.subjectSchool geographyeng
dc.titleO trabalho de grupo como estratégia de ensino/aprendizagem- Aplicação no âmbito do tema "Riscos Naturais"por
dc.title.alternativeThe working group as a strategy in the teaching/learning process under the Natural Risks issueeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCasa-
degois.publication.titleO trabalho de grupo como estratégia de ensino/aprendizagem- Aplicação no âmbito do tema "Riscos Naturais"por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044700-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCabral, Joana Cristina da Silva::0000-0002-3836-7364-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.degree.elementojuriSilva, Nuno Ganho Gomes da-
uc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0142-4764-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio- JoanaCabral.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

914
checked on Jul 17, 2024

Download(s) 50

1,747
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons