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Título: Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
Outros títulos: Late prematurity and long term outcomes: neurodevelopmental, behaviour and school disorders
Autor: Alves, Eduarda Azevedo Ferreira 
Orientador: Pinheiro, Adelaide Maria Silva Taborda
Oliveira, Guiomar Gonçalves
Palavras-chave: prematuro tardio; complicações tardias; neurodesenvolvimento; comportamento; desempenho escolar; late preterm; long term complications; neurodevelopment; behaviour; school outcome
Data: 13-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Prematuridade tardia e evolução a longo prazo: alterações do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Objetivo: Este estudo é uma revisão sistemática e tem como objetivo avaliar as complicações a longo prazo nas áreas do neurodesenvolvimento, comportamento e aprendizagem escolar em crianças com antecedentes de prematuridade tardia (nascidas entre as 34 e as 36 semanas e 6 dias de idade gestacional) em comparação com os recém-nascidos de termo. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática utilizando o protocolo PRISMA, com recurso à base de dados PubMed. Foram selecionados artigos publicados entre janeiro de 2006 e janeiro de 2016. Os artigos incluídos foram analisados de forma a avaliar o desempenho dos prematuros tardios, relativamente aos recém-nascidos de termo, nas áreas em estudo.Resultados: Foram identificados 339 artigos, dos quais 10 foram selecionados após aplicação dos critérios de elegibilidade e exclusão. Esta revisão sistemática evidenciou a existência de atrasos na capacidade cognitiva, comportamento e desempenho escolar dos prematuros tardios em relação aos recém-nascidos de termo, sobretudo nos primeiros anos de vida. A maioria dos artigos referiram fatores do meio ambiente da criança, sobretudo pertencer a um estrato social mais baixo e a baixa escolaridade materna, como determinantes no desenvolvimento da criança.Conclusões: Estes atrasos detetados no início de vida bem como a importância do meio no desenvolvimento da criança, sugerem que um bom acompanhamento e estimulação durante a infância poderão ter um papel importante para um adequado neurodesenvolvimento.
Objective: This study is a systematic review and aims to evaluate the neurodevelopment, behavior and school outcomes of children with history of late prematurity ( born between 34-36 weeks and 6 days of gestation) compared with full term counterparts. Methods: A systematic review was performed using the PRISMA protocol, applying the PubMed database. Articles published between january 2006 and january 2016 were selected. Articles were included in order to evaluate the performance of late preterm infants in comparison with full term children, in the domains under evaluation. Results: A total of 339 articles were identified, but only 10 were selected after applying the eligibility and exclusion criteria. This systematic review showed delays concerning the cognitive function, behavior and school performance of late preterm infants comparing to full term children, especially in the first years of life. Most of the articles presented environmental factors regarding the infant, especially such as a lower social stratum or low maternal education, as determinants for the correct development of the child. Conclusions: Neurodevelopment delays detected in the first years of life, as well as the importance of the the child´s environment, suggest that a good follow-up and early stimulation may play an important role for their correct neurodevelopment.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/82372
Direitos: embargoedAccess
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