Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82181
Título: Metacognição e Compreensão Leitora: a produção de inferências
Outros títulos: Metacognition and Reading Comprehension: drawing inferences
Autor: Simões, Carolina Lourenço 
Orientador: Juan, María Luísa Aznar
Palavras-chave: Metacognição; Compreensão leitora; Estratégias metacognitivas de compreensão leitora; Inferências; Programas curriculares; Metacognition; Reading comprehension; Metacognitive reading comprehension strategies; Inferences; Curricular programs
Data: 29-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Metacognição e Compreensão Leitora: a produção de inferências
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido pela professora estagiária ao longo da prática pedagógica supervisionada, cuja investigação de natureza científico-didática se centraliza no desenvolvimento da compreensão leitora, do raciocínio inferencial e da capacidade metacognitiva proporcionado pelo ensino explícito da produção de inferências, em alunos do 12.º ano de português língua materna, e pela aplicação explícita da produção de inferências, em alunos do 10.º ano de espanhol língua estrangeira nível de iniciação.Após proceder ao enquadramento socioeducativo do universo escolar, à caracterização das turmas do estágio pedagógico e à reflexão sobre o desempenho e as atividades desenvolvidas, fundamenta-se teoricamente o tema monográfico aplicado no contexto educativo: Metacognição e Compreensão Leitora: a produção de inferências. Neste sentido, explora-se o conceito de metacognição, os seus elementos constituintes e suas implicações na aprendizagem; contrasta-se a conceção de leitura tradicional com a nova e revelam-se os fatores que influenciam a compreensão leitora; aborda-se o desenvolvimento da compreensão leitora no contexto educativo, sendo referenciadas algumas das estratégias metacognitivas de compreensão leitora; prossegue-se com a conceptualização do termo inferência e com a justificação da importância da sua aplicação em sala de aula; e, finalmente, analisa-se a presença da metacognição e da compreensão leitora e, em particular, da produção de inferências nos programas de Português do Ensino Secundário (12.º ano) e de Espanhol Nível de Iniciação (10.º ano). Por último, apresentam-se as metodologias e aplicações práticas nas distintas unidades curriculares, analisam-se os resultados obtidos e expõem-se as conclusões e considerações finais.
This report reflects the work developed by the trainee teacher over the supervised pedagogical practice, whose scientific-didactic research focuses on the development of reading comprehension, inferential thinking and metacognitive capacity provided by the explicit teaching of drawing inferences in 12th year students of Portuguese mother tongue and by the explicit application of drawing inferences in 10th year students of Spanish foreign language (A1).After the presentation of socio-educational setting of the school universe, the teaching internship classes’ characterization and the reflection on the performance and activities developed, it’s theoretically based the monographic theme applied in the educational context: Metacognition and Reading Comprehension: drawing inferences. In this sense, it’s explored the concept of metacognition, its elements and implications on learning; the traditional reading concept is contrasted with the new one and the factors that influence reading comprehension are revealed; the development of reading comprehension in the educational context is addressed and some of the metacognitive reading comprehension strategies are referenced; the study proceeds with the conceptualization of the term inference and with the justification of the importance of its application in the classroom; finally, it's examined the presence of metacognition and reading comprehension and, in particular, the production of inferences in the Portuguese programs of Secondary Education (12th year) and Spanish Level of Initiation (10th year). At last, the methodologies and practical applications are presented in the different curricular units, the results obtained are analysed and the conclusions and final considerations are exposed.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82181
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
CarolinaSimões_VersãoFinal.pdf8.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

1.202
Visto em 16/jul/2024

Downloads 20

1.425
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons