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Título: O TERCEIRO BAIRRO - Estudo qualitativo sobre o impacte do rendimento social de inserção nos modos de vida de pessoas ciganas
Outros títulos: The Third neighborhood - Qualitative study about the impact of Social Integration Income on the lifestyles of gypsy people
Autor: Pinto, Paula Cristina Santos 
Orientador: Santos, Clara Maria Rodrigues Cruz Silva
Mangano, Olga Maria dos Santos
Palavras-chave: Ciganos; Pobreza; Exclusão Social; Desigualdades; Rendimento Social de Inserção; Gypsies; Poverty; Social Exclusion; Inequalities; Social Insertion Income
Data: 25-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: O TERCEIRO BAIRRO - Estudo qualitativo sobre o impacte do rendimento social de inserção nos modos de vida de pessoas ciganas
Local de edição ou do evento: Aveiro
Resumo: A significant majority of portuguese Gypsy people continue to live in precarious conditions in terms of housing and have no access to decente living conditions due to the lack of schooling and professional qualifications. The situation of persistent poverty among some population groups in which Gypsy families live and the inequalities at various levels continue to be vary salient. In order to deal with the existing poverty situation in Portugal, the portuguese state implemented some social policies, among which the Guaranteed Minimum Income/ Social Integration Income stands out, which was created 20 years ago. This study has as main aim to verify the impact of RMG/RSI on the lifestyles of several generations of Gypsy people living in a neighbourhood in Aveiro.To carry out this study it was used a qualitative methology using ethnographic observations in order to observe their lifestyle and, through informal conversations, perceive the perspective in relation to some dimentions of life such as family, social relations, professional activities, maternity, marriage and in relation to a number of reasearch questions of this project allowing to obtain relevant information regarding the generations transformations. It was concluded that in spite of the acess to RMG/RSI by some residentional elements in this neighborhood for more than 15 years, in terms of empowerment and autonomy creation the results indicate that there is a great distance from the labor market and also continues fulfilling the mandatory schooling in various generations.
Uma maioria significativa de pessoas ciganas portuguesas continua a viver em condições precárias em termos habitacionais e a não ter acesso a condições de vida condignas por falta de escolaridade e de qualificações profissionais. A situação de pobreza persistente junto de alguns aglomerados populacionais em que residem famílias ciganas e as desigualdades a vários níveis continuam a ser bem salientes.Para fazer face à situação de pobreza existente em Portugal, o Estado português implementou algumas políticas sociais entre as quais se destaca o Rendimento Mínimo Garantido/Rendimento Social de Inserção, criado há 20 anos. Este estudo teve como objetivo principal verificar o impacte do RMG/RSI nos modos de vida de várias gerações de pessoas ciganas residentes num bairro em Aveiro. Para a realização deste estudo foi usada uma metodologia de carácter qualitativo com recurso à observação etnográfica com a finalidade de observar os seus modos de vida e, através de conversas informais, perceber a perspetiva em relação a algumas dimensões da vida como a família, relações sociais, atividades profissionais, maternidade, casamento e em relação ao conjunto de questões de investigação deste trabalho permitindo a obtenção de informação relevante no que se refere às transformações geracionais.Concluiu-se que apesar de haver o acesso ao RMG/RSI por parte de alguns elementos residentes neste bairro há mais de 15 anos, em termos de empoderamento e de criação de autonomia os resultados indicam que existe um grande afastamento do mercado de trabalho e também continua por cumprir a escolaridade obrigatória nas várias gerações.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/82057
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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