Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81647
Título: Três atos: Gabinetes de Curiosidades, Curadoria e Museus
Outros títulos: Three acts: Cabinets of Curiosities, Curatorship and Museums
Autor: Sabará, Tales Elísio Ribeiro 
Orientador: Rodrigues, Maria Dalila Aguiar
Palavras-chave: Gabinetes de Curiosidades; Memória; Arte Contemporânea; Curadoria; Museus; Cabinet of Curiosities; Recollection; Contemporary Art; Curatorship; Museums
Data: 25-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Três atos: Gabinetes de Curiosidades, Curadoria e Museus
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Nesta dissertação abordam-se considerações históricas e críticas sobre os temas “Gabinete de Curiosidades, Curadoria e Museus”, tanto setorialmente, como nas suas múltiplas relações. São tidos em conta contributos teóricos relevantes de diversos autores, tais como: Collen J. Sheehy, Dalila Rodrigues, Gilmar de Carvalho, Jacques Le Goff, Sharon Macdonald, Stephanie Jane Bowry, Delfim Sardo, Nuno Grande, Rosalind Krauss, Roland Barthes, Beatrice von Bismark, Jens Hoffmann, Alan Roth e Sevova, Felix Vogel e Patrick Mauriés. No primeiro capítulo, apresenta-se uma contextualização do tema “gabinetes de curiosidades”. Tendo como base a ideia essencial de que são suportes e dispositivos utilizados pelo homem como depositários de objetos para comemorar a memória, a pesquisa destaca algumas contribuições, designadamente de Quicchenberg, para o estudo da genealogia dos gabinetes de curiosidades. Ainda neste capítulo, selecionam-se e analisam-se contributos dos seguintes artistas: Arthur Bispo do Rosário; a dupla Robert Williams e Mark Dion e, por último, Marcel Duchamp. O ato de selecionar, considerado no primeiro capítulo, promoveu a possibilidade de abordar, no capítulo seguinte, a prática curatorial e, sobretudo, a ideia do curador como autor, ou ainda do artista como curador. Buscou-se uma análise crítica da atividade da curadoria, colocando em perspectiva os fabricantes de exposições, a ideia de liberdade curatorial e a efemeridade das exposições. O tema “gabinetes de curiosidades” impulsionou a elaboração do terceiro capítulo, que é dedicado a museus, coleções, dispositivos de exibição, preservação, conservação e mediação na atualidade. Seguidamente, propõe-se um olhar ao museu como espaço metafórico. No final deste capítulo, apresenta-se um estudo de caso de práticas contemporâneas de dois museus em Portugal, nomeadamente, do Atelier Museu Júlio Pomar e do Museu Serralves. A relação entre homens e objetos é abordada no quarto capítulo. Buscou-se, através de apontamentos de diversos autores, refletir sobre o valor atribuído aos artefatos, sobre o poder evocativo dos objetos, assim como sobre os objetos enquanto “bens culturais” e o processo da sua patrimonialização. No quinto capítulo estabelecem-se relações possíveis entre as salas dos milagres, os gabinetes de curiosidades e analisam-se duas obras do artista francês Arman. Neste capítulo, apresenta-se, ainda, o trabalho prático que se desenvolveu paralelemente à pesquisa e à redação da presente dissertação.
In this dissertation, historical and critical considerations about the themes "Cabinet of Curiosities, Curatorship and Museums" are discussed, both in the sector and in their multiple relations. Relevant theoretical contributions of several authors are taken into account, such as: Collen J. Sheehy, Dalila Rodrigues, Gilmar de Carvalho, Jacques Le Goff, Sharon Macdonald, Stephanie Jane Bowry, Delfim Sardo, Nuno Grande, Rosalind Krauss, Roland Barthes, Beatrice von Bismark, Jens Hoffmann, Alan Roth and Sevova, Felix Vogel and Patrick Mauriés.In the first chapter, a contextualization of the theme "cabinets of curiosities" is presented. Based on the essential idea that they are supports and devices used by man as depository of objects to celebrate memory, the research highlights some contributions, namely Quicchenberg, for the study of the genealogy of the curiosities cabinets. Also in this chapter, the following artists are selected and analyzed: Arthur Bispo do Rosário; the duo Robert Williams and Mark Dion and, finally, Marcel Duchamp. The act of selecting, considered in the first chapter, promoted the possibility of approaching, in the next chapter, curatorial practice and, above all, the idea of the curator as author, or even of the artist as curator. A critical analysis of the activity of the curators was sought, placing in perspective the exhibition manufacturers, the idea of curatorial freedom and the ephemerality of the exhibitions. The theme "cabinets of curiosities" has led to the elaboration of the third chapter, which is dedicated to museums, collections, exhibition devices, preservation, conservation and mediation today. Next, we propose a look at the museum as a metaphorical space. At the end of this chapter, a case study of contemporary practices of two museums in Portugal is presented, namely the Atelier Museu Júlio Pomar and the Serralves Museum. The relationship between men and objects is addressed in the fourth chapter. It was sought, through notes of various authors, to reflect on the value attributed to artifacts, on the evocative power of objects, as well as on objects as "cultural heritage" and the process of their patrimonialization. In the fifth chapter, possible relations between the miracle halls, the curiosities cabinets are established, and two works by the French artist Arman are analyzed. In this chapter, we also present the practical work developed in parallel to the research and writing of this dissertation.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das Artes
URI: https://hdl.handle.net/10316/81647
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação Mestrado Tales Sabará.pdf12.49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons