Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/81642
Título: | António Belém Lima: Um percurso pela sua obra e pensamento | Outros títulos: | António Belém Lima: A journey through his work and thought | Autor: | Silveiro, Sofia Raquel Figueiredo Tiago | Orientador: | Correia, Nuno Carlos Pedroso de Moura | Palavras-chave: | António Belém Lima; Trás-os-Montes; Vila Real; Pós-modernismo; Pós 25 de Abril de 1974; António Belém Lima; Trás-os-Montes; Vila Real; Postmodernism; Post-25 de Abril, 1974 | Data: | 8-Set-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | António Belém Lima: Um percurso pela sua obra e pensamento | Local de edição ou do evento: | Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra | Resumo: | António Belém Lima is the author of a distinct work in the overview of the current Portuguese architecture, performed mostly in Trás-os-Montes. It can be asserted that its architectural expression has been modifying the landscape of Vila Real and Douro, placing this northern part of the country on the map of Portuguese architecture. The present dissertation aims to trace its course, marked by the post-25 April, 1974 context and the postmodernism principle. Starting from the premise that an architect is not reducible to his constructed work, it is not intended to elaborate a systematic catalog, but to analyze various aspects that help build a personality, such as his formative years, national and international influences, particularities such as exhibitions, publications, architecture teaching and travel, as key contributions to his architectural thinking.Based on this principle, the reflection will be revolved around the analysis of three works designed by the architect Belém Lima over three decades, thus incorporating different stages of his professional career. These works are the Vouzela Post Office, in 1985, the Municipal Library Dr. Júlio Teixeira in Vila Real, in 1998, and the Conservatory of Music of Vila Real in 2001. As a summary of the research, it reflects some of the predominant architecture topics in the work and thought of the architect. António Belém Lima é o autor de uma obra distinta no panorama da arquitetura portuguesa atual, realizada maioritariamente em Trás–os–Montes. Pode afirmar-se que a sua expressão arquitetónica tem vindo a modificar a paisagem de Vila Real e do Douro, colocando assim esta zona interior norte do país no mapa da arquitetura portuguesa. A presente dissertação tem como objetivo gizar o seu percurso, marcado pelo contexto do pós 25 de Abril e pelo princípio do pós-modernismo. Partindo da premissa, de que um arquiteto não é redutível à sua obra construída, não se pretende elaborar um catálogo sistemático, mas colocar em análise vários aspetos que auxiliam a construção de uma personalidade, como os seus anos de formação, influências nacionais e internacionais, particularidades como exposições, publicações, ensino da arquitetura e viagens, como contributos determinantes para o seu pensamento arquitetónico. Posto este princípio, a reflexão terá como base a análise de três obras projetadas pelo arquiteto Belém Lima ao longo de cerca de três décadas, incorporando assim diferentes etapas do seu percurso profissional. Sendo essas obras os Correios de Vouzela, do ano de 1985, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira em Vila Real, do ano de em 1998, e o Conservatório de Música de Vila Real do ano de 2001. Como síntese da investigação, reflete-se sobre alguns temas de arquitetura predominantes na obra e pensamento do arquiteto. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/81642 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
António Belém Lima.pdf | 39.53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
563
Visto em 16/out/2024
Downloads 20
1.459
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons